Em recente entrevista aos jornalistas nesta semana, o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, garante que até 2026 todo o trecho norte, do Posto Gil a Sinop, cerca de 230 km, estará concluído.
“O prazo contratual que temos com a empresa é final de 2025 até Lucas. Ano que vem queremos estar em Lucas do Rio Verde com essa mesma festa. Até o final do mandato do governador todo o trecho norte, até Sinop, estará concluído”, enfatizou.
Para o ano de 2025, a perspectiva é de avanços ainda mais expressivos. Obras estão previstas ao longo da BR-163, abrangendo trechos de Sinop a Sorriso, Sorriso a Lucas do Rio Verde, e Lucas do Rio Verde a Nova Mutum.
A duplicação da BR-163/MT teve início após o Estado, por meio da MT Par, assumir o controle da Nova Rota, em 2023. Com o avanço dos serviços, atualmente a BR-163/MT abriga a maior obra de infraestrutura rodoviária em curso no Brasil. Conforme o TAC, assinado entre a Concessionária e a ANTT, a previsão de entrega nos dois primeiros anos era de 74 quilômetros, ou seja, a nova Rota concluiu 26 quilômetros a mais.
Com as obras contratadas e previsão de retomada após o período de chuvas, a duplicação até Lucas do Rio Verde consolidará o município como um dos maiores polos logísticos e econômicos de Mato Grosso, contribuindo para o desenvolvimento do estado e do país.