A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, participou nesta terça-feira (11.02) em Brasília - DF, juntamente com o governador Mauro Mendes, da posse do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, e prestigiaram a nomeação do advogado Ulisses Rabaneda dos Santos para o cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em uma publicação ao lado de Rabaneda e sua esposa, Dora Asckar Rabaneda, Virginia Mendes compartilhou em suas plataformas digitais: “Parabéns! Tenho certeza de que contribuirá significativamente com o Conselho Nacional de Justiça”, disse a primeira-dama de MT.
Em sua posse no CNJ, Ulisses Rabaneda destacou a importância do órgão na promoção do acesso à justiça, enfatizando a necessidade de práticas inclusivas, "a modernização de processos e a garantia de que a prestação jurisdicional alcance todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis", ratificou.
O nome de Rabaneda foi indicado ao CNJ pela Ordem dos Advogados do Brasil e foi aprovado pelo Senado Federal.
Trajetória
Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá em 2004, Ulisses iniciou sua carreira como advogado no ano seguinte. Especializou-se em Direito Processual Penal pela Universidade de Coimbra e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Sua trajetória profissional inclui a atuação como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), onde também foi vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral. Além disso, integrou a Comissão Nacional de Garantia do Direito de Defesa e representou a OAB no Conselho Nacional do Ministério Público.