erca de dois mil profissionais da educação participaram da abertura da Semana Pedagógica, realizada pela Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), na tarde desta terça-feira (21.1), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. O governador Mauro Mendes abriu o evento.
“Hoje estamos dando o pontapé inicial para o ano letivo de 2025. Tenho certeza que, com os grandes investimentos que fizemos e os bons resultados que alcançamos nos últimos anos, estamos na direção correta. Isso aumenta o tamanho do nosso desafio para continuar entregando muito na educação. Temos potencial para avançar mais e vamos estar entre as cinco melhores educações do país na avaliação que vai ser feita no final deste ano”, afirmou Mauro Mendes.
O objetivo da Semana Pedagógica, que segue até sexta-feira (24.1), é reunir profissionais da educação para discutir e alinhar estratégias para o ano letivo de 2025 nas 626 escolas da Rede Estadual. Participam professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, técnicos e demais trabalhadores da educação.
Os temas abordados englobarão o Sistema Estruturado de Ensino, um programa de formação de professores, as práticas avaliativas e a integração das tecnologias educacionais.
Outro ponto importante do evento será a apresentação do Programa de Fortalecimento de Práticas Pedagógicas, que acompanha professores de língua portuguesa e matemática em turmas de 6º ano para diagnóstico da qualidade do ensino do educador, apresentar os principais resultados de 2024 e a ampliação do programa em 2025 na perspectiva do desenvolvimento profissional dos professores.
Nos dias 23 e 24, as atividades de formação serão realizadas também no CEI 01 Escola Estadual Victorino Monteiro Da Silva e no CEI 02 EE Prof. João Crisóstomo de Figueiredo, em Cuiabá.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a qualidade do ensino dos educadores tem aumentado e contribuído para o avanço nos indicadores educacionais.
"Dos 34 mil servidores que estavam aptos a receber a Gratificação por Resultado, 23 mil superaram a meta de 2024. Isso quer dizer que os profissionais estão recebendo a formação continuada adequada e que a aprendizagem, que é o mais importante, está melhorando para os nossos estudantes", apontou.
Também participaram do evento, o vice-governador Otaviano Pivetta, a deputada federal Gisela Simona e o deputado estadual Xuxu Dal Molin e entre outras autoridades.