*Em MT, mais de 200 colaboradores foram homenageados pela JBS no ano passado*
No ano passado, 212 colaboradores das unidades da JBS em Mato Grosso foram homenageados pelo tempo dedicado à empresa. O programa "Homenageados por Tempo de Casa" reconheceu trabalhadores com 15, 20, 25 e até 30 anos de trajetória na companhia, uma das maiores empresas de alimentos do mundo.
Edson Carlos Rodrigues, operador da sala de máquinas da unidade de Pedra Preta, começou a história na empresa em 18 de maio de 1994, mas seu vínculo com o setor frigorífico vem de antes. Filho de um trabalhador do ramo, Edson nasceu em Oswaldo Cruz (SP) e mudou-se para Mato Grosso aos 9 anos, quando seu pai foi transferido para trabalhar em um frigorífico da região.
Antes de ingressar na JBS, trabalhou como tratorista na Serra da Petrovina e em uma cerâmica. Na JBS, iniciou sua jornada trabalhando no abate, área em que atuou por mais de uma década. Em 2005, assumiu o cargo de operador da sala de máquinas.
“Trabalhar 30 anos na mesma empresa é algo raro e muito significativo. A JBS é uma empresa que valoriza o colaborador, dá oportunidades de crescimento e cria um ambiente onde a gente se sente respeitado e incentivado a permanecer”, declara. “Espero estar aqui para o evento de 50 anos de casa. Trabalhar na JBS é mais do que um emprego; é parte da minha vida”, completa.
Com 15 anos de empresa, o gerente de compra de gado Adriano Guimarães Carvalho, é natural de Nova Andradina (MS). Ele iniciou a carreira aos 14 anos, como auxiliar de pintura em uma concessionária. No entanto, foi no setor frigorífico que encontrou sua verdadeira vocação.
Começou em 2010 na JBS, na unidade de Presidente Epitácio (SP), onde atuou como coordenador de compras a campo. Em apenas seis meses, foi promovido e transferido para Colíder (635 km de Cuiabá) para assumir a gerência de compras de gado. Posteriormente, Adriano foi realocado para Alta Floresta.
“Sou grato à JBS não apenas pelas oportunidades, mas pelo apoio humano que recebi em momentos críticos da minha vida. Isso reforça minha identificação com a empresa e me dá ainda mais vontade de contribuir para o sucesso dela”, afirma.
Gestão focada no colaborador
Elizabete Lima, gerente regional de RH da JBS em Mato Grosso, destaca a importância do programa "Homenageados por Tempo de Casa" como uma forma de reconhecer e valorizar a trajetória dos colaboradores. "Nossas festas são momentos especiais para celebrar a parceria de longa data com nossos colaboradores. É uma maneira de demonstrar a gratidão da empresa por cada ano dedicado e de fortalecer o sentimento de pertencimento à família JBS. Acreditamos que ao valorizar nossos colaboradores, investimos no nosso maior patrimônio: as pessoas", declara Elizabete.
Presença no Estado
A JBS e suas cadeias produtivas movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Em números totais, o impacto da JBS no PIB mato-grossense foi de R$16,57 bilhões, com valor adicionado de R$5,2 bilhões. Em 2021, a companhia gerou 131.274 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em 16 municípios mato-grossenses, com forte atuação nas indústrias de bovinos, aves, biodiesel, couros e alimentos preparados, além de outras atividades como confinamento de gado, transporte e geração de valor agregado.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.