Apaixonado com a trajetória de Ayrton Senna - piloto brasileiro de Fórmula 1 das décadas de 1980 e 1990, considerado o maior ídolo brasileiro do automobilismo -, o publicitário e proprietário do site Noticias e Fatos, Palmiro Pimenta visitou o Instituto Ayrton Senna, fundado em 1994 por Viviane Senna, irmã do tricampeão.
O instituto nasceu do sonho do piloto que sempre valorizou o poder transformador da educação e já atendeu mais de 36 milhões de crianças e jovens no Brasil e, atualmente, ele atua em mais de 3 mil cidades
Senna nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Seu velório foi um dos mais marcantes da história do Brasil, durou cerca de 22 horas e foi acompanhado por aproximadamente 240 mil pessoas."
Palmiro foi recepcionado por Ewerton Fulini - vice-presidente do Instituto Ayrton Senna - quando pode conhecer mais de perto as ações da instituição e o número de jovens impactados por suas iniciativas.
"Para nossa grata surpresa, descobrimos que Mato Grosso, inclusive, por meio da gestão Mauro Mendes, também é beneficiado pelas ações educacionais do instituto", revelou Palmiro em matéria, resultado da longa conversa mantida com Fulini.
Veja a entrevista abaixo:
Notícia e Fatos: O Instituto Ayrton Senna nasceu de um sonho do piloto, que foi realizado por sua irmã, Viviane. Você poderia contar mais sobre essa história?
Ewerton Fulini: Ayrton Senna, além de sua paixão pelo automobilismo, tinha um grande amor pelo Brasil. O piloto sonhava com um país onde todos tivessem a oportunidade de serem vitoriosos no que quisessem. Pouco antes do acidente em maio de 1994, ele compartilhou com Viviane Senna, sua irmã, o desejo de criar mais oportunidades para as crianças e jovens.
De todas as oportunidades que alguém possa receber, a educação é a mais decisiva para o sucesso individual e para o desenvolvimento de um país. Para realizar o sonho do irmão e promover mais oportunidades por meio da educação, a família Senna decidiu levar a ideia adiante, fundando o Instituto em novembro do mesmo ano.
Notícia e Fatos: Quantos anos tem o Instituto e quantas crianças e adolescentes foram impactados por suas iniciativas? E onde entra o esporte?
Ewerton Fulini: O Instituto Ayrton Senna sempre esteve comprometido em transformar a vida de crianças e jovens. Nos primeiros anos de sua atuação, focamos em promover programas de introdução ao esporte e à arte em parceria com outras organizações. No final dos anos 1990, com o objetivo de chegar ainda mais longe, a atuação passou a se concentrar na educação por meio de parcerias com redes de ensino públicas.
Em seus 30 anos de atuação, o trabalho do Instituto impactou todos os estados do Brasil e mais de 3.000 municípios, realizando mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens por meio de programas de alfabetização, melhoria da aprendizagem, gestão e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para o século 21, como pensamento crítico, resiliência, criatividade, trabalho em equipe, entre outras. No entanto, nossa maior realização não se resume aos números.
O verdadeiro legado do Instituto está na transformação da vida de estudantes, educadores e famílias por meio da educação de qualidade. Implementamos soluções educacionais inovadoras em escala nacional, permitindo alcançar redes municipais e estaduais. Para obter resultados concretos, nossos programas priorizam a eficiência, inspirados no setor empresarial, aumentando o impacto das nossas ações. Além disso, fundamentamos nossas iniciativas em evidências científicas, garantindo políticas públicas duradouras e eficazes. Esse conjunto de abordagens foi fundamental para transformar o cenário educacional em muitos municípios pelo Brasil, refletindo-se em um impacto real.
Notícia e Fatos: Qual a metodologia utilizada pelo Instituto Ayrton Senna para a educação, e quantos profissionais trabalham no instituto hoje?
Ewerton Fulini: O Instituto Ayrton Senna trabalha a partir da visão da educação integral, que considera o estudante em todas as suas dimensões. Essa abordagem vai além da aprendizagem acadêmica, englobando também aspectos socioemocionais dos estudantes. (Fonte: Noticias e Fatos)