Sábado, 26 de Abril de 2025

AGRO & ECONOMIA Sábado, 26 de Abril de 2025, 08:44 - A | A

Sábado, 26 de Abril de 2025, 08h:44 - A | A

INOVA

Sebrae oferece bolsas para desenvolver pequenos negócios no Pantanal e Cerrado

O Bom da Notícia/ com assessoria

Empreendedores donos de pequenos negócios inovadores ou startups da bioeconomia e que atuam na preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade local têm até o próximo domingo (27 de abril) para se inscrever e participar do módulo Tração do Inova Cerrado e Inova Pantanal. Os programas realizados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) visam fomentar e potencializar a criação de negócios inovadores a partir de insumos e/ou necessidades dos biomas.

Os programas são compostos de dois ciclos: um de ideação – que fora concluído em janeiro – e outro de tração. Nesta etapa, a busca é por projetos que já estejam, ao menos, em fase inicial de implementação para que possam participar de um processo de aceleração dos projetos por seis meses, contato com workshops e consultorias, além de uma bolsa de estímulo a inovação por seis meses no valor de R$ 6,5 mil para cada projeto, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

De acordo com os editais, estão aptos a se inscrever projetos focados na preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais do bioma e que tenham suas soluções aplicadas na agricultura e pecuária; alimentos e bebidas; bioenergia e biocombustíveis; casa e construção; comunicação e entretenimento; ecoturismo; floresta; fármacos, fitoterápicos e nutracêuticos; higiene, perfumaria e cosméticos; logística e mobilidade; moda e design; químicos e novos materiais; tecnologia da informação.

Segundo o gestor estadual de inovação do Sebrae Mato Grosso, Fernando Pscheidt, a localização privilegiada confere ao estado um papel privilegiado na estratégia Inova Biomas. Serão escolhidos até 40 projetos por bioma – totalizando 80 oportunidades. Ele destaca que, além dos benefícios gratuitos, o diferencial do Sebrae é o apoio aos casos de sucesso em prospecções de mercado nacional e internacional.

“Em 2024, mais de 15 projetos do Inova Amazônia receberam stands e apoio logístico para expor negócios em Manaus, Santa Catarina e Portugal. E agora, em 2025, seis projetos do Inova Amazonia (Tração), dois do Inova Cerrado (Ideação) e dois do Inova Pantanal (Ideação) já estão confirmados para expor suas soluções no Amazonia Bio Summit em maio no Amapá”, analisa Pscheidt.