O vereador Sargento Vidal (MDB) apresentou um balanço das principais ações realizadas durante seu mandato. Desde que assumiu a cadeira, em 2020, o parlamentar foi autor de diversas proposições voltadas para áreas como saúde, meio ambiente e infraestrutura.
Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (14), Vidal destacou iniciativas como a elaboração dos anteprojetos do Hospital Veterinário Municipal (HVM) e do IPTU Sustentável, além de projetos de lei que instituem o Cemitério para Pets, a Lei Charllote e a disponibilização de terapeutas integrativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), entre outros.
“Todos sabem que apresentei muitos projetos nesta Casa de Leis. Alguns foram aprovados, outros não isso faz parte. Nesse período, sentei à mesa, ouvi e estive à disposição para dialogar sobre diversos temas de interesse coletivo, não apenas individuais, apoiando também projetos de outros colegas. Sinto orgulho da minha trajetória e de ter feito por aqueles que realmente merecem, que é a nossa população”, declarou.
Vidal também destacou a execução de um projeto pessoal, custeado com recursos próprios, voltado à castração de cães e gatos, que atingiu a marca de mais de 2.800 atendimentos e conquistou grande aceitação popular. Em seguida, ele propôs ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, o desenvolvimento de uma iniciativa semelhante, que foi aceita e implementada.
“A castração é fundamental para evitar a reprodução em massa e, consequentemente, o abandono e os maus-tratos nas ruas de Cuiabá. Diante disso, fiz a minha parte e, posteriormente, apresentei o projeto ao prefeito Emanuel Pinheiro, que prontamente aceitou o desafio e implementou essa medida na Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, priorizando o atendimento a pets de famílias de baixa renda, mediante comprovação”, ressaltou.
Além disso, o vereador foi pioneiro ao incluir a causa animal na Comissão de Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos dos Animais (Cetumada) da Câmara de Cuiabá, promovendo discussões inéditas sobre o tema no parlamento municipal.
Recentemente, Vidal celebrou mais uma conquista: a aprovação do projeto de lei que institui o auxílio ao protetor cuiabano de animais, de sua autoria. O texto aguarda sanção da Prefeitura de Cuiabá.
“Esses são apenas alguns exemplos do meu trabalho aqui na Câmara, sem contar as indicações e ações que desenvolvi para evitar a reprodução descontrolada de animais e resgatar muitos das ruas. Continuarei fazendo muito mais de forma independente. A causa animal é a minha paixão e, a partir de janeiro do ano que vem, seguirei como cidadão, fazendo o que sempre fiz”, afirmou.
O presidente do parlamento municipal, Chico 2000 (PL), e o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) reforçaram as falas de Vidal e manifestaram reconhecimento pelo trabalho realizado.
“Sempre que precisei de ajuda com algum animalzinho, fosse para tratar doenças ou para castração, Vidal esteve disponível inúmeras vezes. É um trabalho bonito e desafiador. Uma pena que muitos não tenham reconhecido isso no momento oportuno, mas quero deixar registrada minha admiração e desejar todo sucesso daqui em diante”, concluiu Chico.
Legado
Ao longo de seu mandato, Vidal apresentou 32 projetos de lei, 10 anteprojetos, 2.706 indicações e 30 emendas, incluindo R$ 1 milhão para a compra de insumos e equipamentos para o Hospital Veterinário Municipal e R$ 1,2 milhão para a realização de cirurgias eletivas. Também protocolou 22 requerimentos, 162 moções de aplauso para personalidades públicas cuiabanas e realizou mais de 3.200 atendimentos via Gabinete Itinerante e mais de mil resgates de animais nos últimos três anos.