Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025, 11:36 - A | A

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025, 11h:36 - A | A

ACUMULO DE LIXO

“Regularize seu terreno para não chorar”, diz Abílio ao comunicar aplicação de multa para terrenos baldios

Evelyn Souza/ O Bom da Notícia

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou em comunicado nas redes sociais, nesta quarta-feira (26), que a Prefeitura começará a multar os proprietários de imóveis que não mantiverem seus terrenos limpos, sem mato ou acúmulo de lixo. A medida visa combater a proliferação de mosquitos transmissíveis de arboviroses, como dengue e chikungunya, que têm crescido consideravelmente na cidade. 

O prefeito destacou que a ação será implementada com base em um decreto que coloca a cidade em situação de emergência devido ao aumento dos casos dessas doenças.

“Nós vamos multar todos os terrenos baldios que não estão sendo limpos no município de Cuiabá, ou seja, tudo o que está sujo, causando dengue, chikungunya e outras doenças. Então, aproveite para limpar o seu imóvel, pois, se não limpar, vai tomar multa, e se tomar multa, não adianta chorar”, informou Abílio.

A ação ocorre em um momento crítico para o Estado, que registrou um aumento significativo nos casos de chikungunya e dengue. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2024 o estado teve 21.373 casos de chikungunya e 40 mil de dengue. Em 2025, o número de casos já ultrapassa os 5 mil de dengue e 10 mil de chikungunya, com um número crescente de óbitos. 

O procurador-geral do município, Luiz Antônio Araújo, também enfatizou que os proprietários de terrenos sujos podem ser inseridos no cadastro de dívidas ativas do município. A medida será acompanhada de ações judiciais para a cobrança das multas, incluindo penhoras de bens dos inadimplentes. 

Além das multas, o prefeito aproveitou a ocasião para lembrar aos moradores que a limpeza das calçadas também é responsabilidade dos proprietários de imóveis. 

“Além disso, quero aproveitar este vídeo para dizer o seguinte: calçada é responsabilidade do proprietário do imóvel. Então, limpe suas calçadas para que não gere despesa para o município de ter que limpar calçadas de proprietários”, pontuou.