O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Eduardo Botelho (União) disse que é conta à instalação de câmeras em uniformes policiais. O comentário ocorreu nesta quarta-feira (11).
“A tecnologia acaba vindo, vem devagar e um dia terá que ser colocada. Mas, enquanto nós pudermos segurar, nós vamos segurar”,disse.
“A câmera inibe o trabalho do policial. Às vezes o policial precisa fazer um enfrentamento com os bandidos e ele recua, porque acaba ficando com medo da câmera trabalhar contra ele e da reação dele ser mal interpretada”, acrescentou.
O deputado estadual Wilson Santos (PSD), autor do projeto de lei sobre as câmeras corporais, que vem buscando a aprovação desde 2022, promete reapresentá-lo em breve. No entanto, dificilmente será aprovado pela ALMT.
O debate sobre as câmeras corporais na PM voltou a ganhar força após diversos casos de violência policial em São Paulo. Diante da situação, o governador Tarcísio de Freitas, que era contrário à adoção do equipamento, mudou de opinião. Além disso Supremo Tribunal Federal (STF) determinou uso obrigatório do equipamento com gravação ininterrupta.