Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Sábado, 07 de Dezembro de 2024, 12:16 - A | A

Sábado, 07 de Dezembro de 2024, 12h:16 - A | A

EDUCAÇÃO

Deputada faz apelo para que senadores intercedam pela manutenção do bônus regional na UFMT

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez um apelo nesta sexta-feira (06.12) para que os senadores de Mato Grosso intervenham pela manutenção da bonificação regional de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso dos alunos mato-grossenses na Universidade Federal de Mato Grosso.

A polêmica em torno do assunto se deve ao fato de o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT ter revogado a portaria que garantia essa bonificação de 15% na nota Enem para alunos que fizeram o ensino médio e o Enem em Mato Grosso, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou o “bônus regional” inconstitucional e, portanto, ficou proibida sua utilização na seleção de estudantes para instituições de ensino superior.

“É importante a gente destacar que Mato Grosso é um estado em franco desenvolvimento e muito carente de mão de obra. Por isso que essa bonificação é tão relevante para nós, para que a gente forme nas nossas universidades alunos daqui e que vão permanecer em Mato Grosso depois de formados. O que a gente tem visto nas universidades públicas são salas com até 70% de alunos de outros estados que terminando os estudos vão voltar para essas localidades. Queremos valorizar os alunos do nosso estado para que eles fiquem aqui, por isso acionamos os senadores Wellington Fagundes, Carlos Fávaro e Jayme Campos para que intercedam para que a bonificação seja mantida para Mato Grosso em caráter de excepcionalidade, porque somos o celeiro do Brasil”, disse a parlamentar em vídeo publicado em suas redes sociais.

Para Janaina, a extinção do bônus pode ter impactos significativos nas políticas de inclusão educacional. “Revogar essa resolução é um retrocesso. Em um momento em que precisamos fortalecer nossas instituições e valorizar nossos talentos locais, é vital que os alunos que cresceram e se educaram em solo mato-grossense tenham condições justas de competir por uma vaga na UFMT. Essa bonificação não apenas reconhece o esforço desses estudantes, mas também incentiva a permanência deles em nosso estado, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social”, finaliza a parlamentar.