Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 22 de Julho de 2024, 12:20 - A | A

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024, 12h:20 - A | A

PRÉ-CANDIDATAS

Cast do Bom recebe nesta terça para bate-papo a vereadora Maysa Leão e a professor Jacy Proença

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

O Cast do Bom do site O Bom da Notícia recebe nesta terça-feira (23) a partir das 17:30, ao vivo, duas grandes mulheres, a vereadora e pré-candidata à reeleição Maysa Leão (Republicanos) - que vem realizando um mandato absolutamente propositivo, com posições corajosas, fiscalizações contínuas e denúncias feitas em plenário em favor da população. E a professora, escritora e ativista do Movimento Negro e de Mulheres, Jacy Proença. Só para lembrar em 2004, Proença foi vice de Wilson Santos [atual deputado estadual pelo PSD], em eleição em dois turnos quando o parlamentar derrotou o candidato petista Alexandre César.

Duas mulheres experientes que têm lugar de fala em debates sobre a exaustiva luta feminina para garantir seu espaço de poder na ambiência política e, claro, na luta contra agressões e feminicídios, sobretudo, na luta contra a violência política de gênero.  

A roda de conversa ocorre, inclusive, em meio a investigação de um crime chocante e sem muitas explicações concretas: o assassinato da empresária Raquel Cattani, na última sexta-feira (19). A filha do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) foi encontrada morta no sítio da família com sinais de facadas, no assentamento Pontal do Marape, na zona rural do município de Nova Mutum(241 km de Cuiabá).

Em princípio, chegou-se a cogitar feminicídio por conta de supostas rusgas no divórcio entre a empresária e o ex-marido, o produtor rural Romero Xavier. O que foi já descartado pela polícia. O certo, contudo, é que a violência contra a mulher vem crescendo assustadoramente em Mato Grosso, pois de acordo com o Atlas da Violência de 2024 houve estagnação nos números destas mortes no país e com aumento de quase 32% em Mato Grosso. 

Além deste tema, obviamente, as duas pré-candidatas vão comentar o cenário da pré-campanha, em Cuiabá, política de  cotas, financiamento para mulheres, bem em meio à realização de algumas convenções partidárias. E, claro, o que cada uma tem feito para garantir uma cadeira na Câmara de Cuiabá. 

Maysa Leão é uma cuiabana, educadora digital, mãe típica da Maria Eduarda  (19 anos), mãe atípica do João Lucas (13 anos) que é autista, esposa de Matheus. A vereadora é graduada em Moda, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, fundadora da empresa de educação digital, Somos Digitais, que ensina empresas e  empreendedores a venderem e construírem autoridade nas redes sociais. Em outubro de 2022, Maysa tornou-se vereadora em definitivo e, hoje, é presidente da Comissão de  Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Cuiabá.

Jacy Proença é  cuiabana, graduada em Pedagogia, Teologia, e tem pós em Ciência Política e Gerência de Cidades. É ainda escritora, poetisa, palestrante e ativista do Movimento Negro e de Mulheres. É filha primogênita de Sêo José de Proença e Dona Suely Ribeiro de Proença. Tem cinco irmãos, dois filhos, duas noras e oito netos e é casada com Jeferson da Silva Arruda.

O podcast vem sendo comandado já há mais de cinco anos anos pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro, proprietário do site, e por Marisa Batalha, editora-chefe do portal O Bom da Notícia.