Sábado, 14 de Setembro de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 12:16 - A | A

Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 12h:16 - A | A

CAST DO BOM

"50% das secretarias serão ocupadas por mulheres", diz Rafaela Fávaro sobre acordo com Lúdio Cabral

Luciana Nunes/Marisa Batalha/O Bom da Notícia

Em roda de conversa no Cast do Bom, nesta quinta-feira (29), no site O Bom da Notícia,  a jornalista e empresária Rafaela Fávaro (PSD) - que 'peitou' o desafio de ser vice de Lúdio Cabral, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá -, garantiu que caso sejam eleitos pela coligação 'Coragem e Força pra Mudar' já há, antecipadamente, um compromisso firmado entre os dois que 50% do secretariado será composto por mulheres. 

Rafaela revelou que quando aceitou ser vice de Lúdio teria deixado bem claro as pautas que ela não abriria mão, dentre elas a paridade de gênero na política. “A primeira coisa que disse quando recebi o convite do Lúdio que eu não abriria mão de algumas de minhas lutas na política, inclusive, como uma das lideranças femininas do meu partido, seria a questão da paridade de gênero. Pois há anos luto para que mais mulheres sejam eleitas e que ocupem cargos. Isso pra mim é muito importante”, disse. 

"Essa defesa pela mulher, seu espaço, a igualdade de gênero, o cuidado da mulher, a sua saúde mental, o enfrentamento à violência doméstica, enfim, toda esta discussão com base na equidade, têm sido temas que temos tratado juntos. A gente construiu o plano de governo juntos falando, justamente, como  todas estas áreas serão reorganizadas nas instituições, sob o olhar da transversalidade. Assim, podendo incorporar todas as perspectivas das políticas públicas que promovam, de fato, os direitos das mulheres". 

No bate-papo com a jornalista e diretora de redação do O Bom da Notícia, Marisa Batalha e com a advogada e articulista Bárbara Lenza, Rafaela Fávaro fez questão de reiterar que não tem menor dúvida sobre o cumprimento do acordo selado entre ela e Lúdio em caso de vitória nas urnas. 

“Temos o compromisso de 50% do nosso secretariado será de mulheres, está no nosso plano de governo tenho certeza que será cumprido. Isso é algo que a gente já estabeleceu e eu tenho absoluta certeza que o Lúdio irá cumprir”.

Rafaela tem um belo conhecimento sobre a questão da mulher, após comandar por longo período o PSD Mulher, em Mato Grosso. É formada pela UFMT, com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia pela ESPM, tem 34 anos, casada, e é filha do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que teve importante papel de articulação dentro da Federação Brasil da Esperança, após atender pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apoiar o PT, em Cuiabá, quando foi selado um acordo que o nome do vice sairia do PSD.

Veja vídeo