O dono de uma algodoeira foi alvo de uma operação contra a fraude de energia em Lucas do Rio Verde, a 330 km de Cuiabá, em Mato Grosso.
O empresário é monitorado há meses pela equipe de inteligência da concessionária de energia do estado. Há suspeita de que ele teria causado a queima proposital do medidor de energia elétrica, com a finalidade de pagar uma fatura menor do que a efetivamente consumida. O equipamento foi retirado para perícia com o apoio da Polícia Civil e da Politec.
Esta é a oitava inspeção no local, e em todas as anteriores foram constatadas irregularidades no medidor. O empresário já possui um débito de R$ 800 mil em aberto com a concessionária de energia de Mato Grosso.
A adulteração no medidor é crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal. Comprovada a fraude, o suspeito poderá responder criminalmente, podendo pegar de 1 a 5 anos de reclusão.
"Esses casos suspeitos são preocupantes. Se forem comprovados, podem gerar desvios milionários de energia. Por isso, nossa máxima atenção. E as forças de segurança estão muito afinadas para coibir e nos apoiar, protegendo a sociedade contra esse crime. Atualmente, há vários casos sendo monitorados", ressaltou o gerente de combate a perdas da Energisa, Luciano Lima.
A Operação Energia Limpa é realizada pela Polícia Civil, pela Politec e pela concessionária. Só em janeiro, duas pessoas foram presas e outras 100 investigações foram iniciadas em Mato Grosso.