Sábado, 07 de Setembro de 2024

Eleições Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020, 10:33 - A | A

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020, 10h:33 - A | A

"PÉ NO CHÃO"

Robinson Cireia faz “campanha PT das origens”

O Bom da Notícia

O candidato a vereador pelo PT em Cuiabá, Robinson Cireia, faz uma “campanha pé no chão”. Propostas locais, análise nacional, valor à história de luta do partido e testemunho de sua militância social. Robinson tem 43 anos, é historiador, professor da rede pública, sindicalista e atua nos movimentos populares há cerca de 30 anos.  

“Olá! Meu nome é Robinson. Meu número é 13013. Sou professor, sou do chão da escola. Que tal colocar um professor na Câmara de Vereadores pra te representar e lutar junto com você por mais e melhores serviços públicos?”. É o que diz o Robinson todos os dias nesta campanha.  

Robinson pede voto de casa em casa, nas feiras, nos comércios, pontos de ônibus e no centro da cidade. Panfleta nas ruas, coloca material em caixas de correio e portões de residências, usa uma pequena caixa de som e microfone. Sobe na carroceria do carro de som para cumprimentar moradores dos bairros por onde faz carreata.  

O candidato também utiliza o Whatsapp, o Facebook e o Youtube para realizar reuniões e lives. Faz campanha pelo “voto PT”, expresso pelas candidaturas de Julier à prefeitura de Cuiabá e de Valdir Barranco ao Senado. Outra característica da campanha é a contribuição financeira voluntária, por vaquinha virtual e apoio de militantes e amigos.  

Robinson defende o IPTU Progressivo (paga mais quem tem mais), a redução da tarifa de ônibus, a criação de uma empresa pública no setor, concurso público municipal e a ampliação de creches. Propõe políticas públicas contra o racismo estrutural e em favor da comunidade LGBTQIA+. Combate a privatização da Sanecap e luta pela reestatização da empresa, além de fazer uma defesa enfática dos servidores públicos.  

O candidato também defende medidas nacionais, para fortalecer o debate sobre a pandemia de Covid: testagem em massa da população, manutenção do auxílio de R$ 600 até quando a situação perdurar e tabelamento de preços dos alimentos da cesta básica.  

Robinson tem o apoio de várias lideranças do movimento sindical, estudantil, negro, LGBTQIA+ e de lideranças políticas de esquerda. Entre elas o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira, e os deputados estaduais do PT, Ludio Cabral e Henrique Lopes.  

Trajetória de luta

“O Robinson tem histórico de luta, defende o serviço público de qualidade, a categoria da educação e o trabalhador em geral. Por isso ele vai representar bem a população na Câmara de Vereadores”, afirma o dirigente do Sintep, João Custódio.   

“Robinson tem trajetória de luta em defesa da classe trabalhadora, do estudante, do negro, do índio, da dona de casa”, ressalta a assistente social Luzineia Bispo. “Ele defende melhores serviços públicos pra classe trabalhadora e pra juventude, como saúde e educação”, destaca Rodolfo Rodrigues, do movimento LGBTQIA+.  

“Robinson tem a capacidade de se colocar no lugar do outro. Sempre está nas lutas e continuará lutando na Câmara de Vereadores”, diz a professora da rede estadual, Aline Celestina. “A campanha do Robinson é um grande movimento em defesa dos serviços públicos, principalmente pra juventude, que precisa de emprego, direito à cidade, educação e assistência social”, avalia Leonardo Rondon, do movimento estudantil.  

Carlos Almeida, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep/MT), Clodoaldo Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), e Itamar Perenha, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT), são mais algumas lideranças que manifestaram apoio. “Destaco o companheirismo e a responsabilidade do Robinson com as lutas sociais”, pontua Almeida.   

Militância

Robinson começou a militância na adolescência na Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Depois conheceu o PT em reuniões e encontros de formação. Entrou para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fez o curso e História e integrou o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ajudou a criar em 2005 o histórico Comitê de Luta pelo Transporte Público (CLTP), liderando manifestações de rua pela manutenção e ampliação do passe livre estudantil e redução do preço da passagem.  

Robinson participou da luta contra privatização da Sanecap e em defesa do SUS, mostrando os prejuízos do modelo de OSs à população. E segue atuando na base do Sintep e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na defesa dos servidores públicos e contra os ataques do governo Mauro Mendes, como a Reforma Previdenciária.            

Robinson Cireia é do Partido dos Trabalhadores (PT). Número 13013 – “Por mais e melhores serviços públicos”