Sábado, 07 de Setembro de 2024

Eleições Domingo, 08 de Novembro de 2020, 15:20 - A | A

Domingo, 08 de Novembro de 2020, 15h:20 - A | A

30 HORAS SEMANAL

Marcus Fabrício promete redução da carga horária para enfermagem

O Bom da Notícia

Foto: Reprodução

WhatsApp Image 2020-11-06 at 10.26.50.jpeg

 

Marcus Fabrício - que concorre pelo PTB, a uma das 25 vagas na Câmara de Vereadores -, nas eleições deste ano, que se realizam no dia 15 de novembro, tem serviços prestados à sociedade cuiabana com vários projetos de lei na Câmara, desde 2004, quando ‘encarou’ a disputa por uma vaga no parlamento cuiabano e conseguiu ser o 5º mais votado da capital.

Nestas eleições, Marcus quer continuar demonstrando o seu ‘Amor por Cuiabá’. Assim, caso eleito, pretende iniciar o trabalho no parlamento já propondo a redução da carga horária semanal dos profissionais da enfermagem, para 30h semanal. Atualmente, a carga horária desses profissionais é de 40h semanal e há uma luta de mais de 20 anos da categoria pela redução da jornada de trabalho.

Reconhecidos como 'homens e mulheres de branco' que trabalharam de forma incansável e corajosa, contra a pandemia, na linha de frente contra a covid-19, e muitos deles acabam perdendo a vida neste enfrentamento à doença, eles ganharam, sem dúvida, o respeito da sociedade. Assim, para Marcus Fabrício este é o momento propício para propor esta redução.

Acreditando, de antemão, que este será um projeto vitorioso na Câmara. Pois a sociedade passou a olhar com mais carinho e, sobretudo, enxergar a importância das categorias da saúde, em especial, os profissionais de enfermagem, que precisam ter o mesmo direito que os demais. Ao apontar que eles têm uma carga horária muito alta e faz um trabalho insalubre, repetitivo e desgastante, que traz riscos à saúde do profissional podendo levar a várias patologias como, por exemplo, problemas de coluna e até mesmo depressão.

Marcus Fabrício ainda pontua que seu projeto é pautado, inclusive, em uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reconhece que 30h semanal seria a carga horária ideal para um profissional de saúde trabalhar, em especial, a enfermagem, que tem uma carga superior das demais áreas.

Desta forma, Marcus promete se empenhar para conseguir que o projeto seja implantado na capital e assegure uma vida mais saudável e menos estressante a este profissional.

Projetos de Lei

O candidato petebista, enquanto vereador em 2004, foi autor de uma série de propostas que viraram lei, como a que proíbe secretários, subsecretários, diretores e seus parentes de até terceiro grau, realizarem contrato de locação ou sublocação com o poder executivo.

Outro projeto de sua autoria, importantíssimo para o servidor público e que, igualmente, virou lei, assegura que vagas previstas no edital do Concurso de Provas e Títulos, no âmbito municipal, deverão ser totalmente preenchidas pelos aprovados. Resguardando o prazo de validade e observando sempre a ordem de classificação.

Marcus Fabrício também foi pioneiro em destinar verbas para programas sociais, por meio de suas emendas parlamentares, como a Equoterapia que realiza um atendimento totalmente gratuito à crianças e adultos carentes e com deficiências. Projeto que acabou sendo abraçado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá. E, atualmente, atende centenas de pessoas.

Depois foi secretário de Turismo e Cultura em 2013 e, mais tarde, em 2015 comandou a Secretaria de Assuntos Estratégicos, em Brasília.