Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

Eleições Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020, 10:31 - A | A

Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020, 10h:31 - A | A

EM REUNIÃO NA OAB-MT

Diego e Wellaton apontam propostas e contextualizam momento político na capital

O Bom da Notícia

Com a proximidade das eleições que ocorrem neste próximo 15 de novembro, os candidatos têm acelerado suas campanhas e, claro, ampliado suas visitas. Assim, nesta última quarta-feira(05), o vereador Diego Guimarães, advogado e presidente do Cidadania, que busca sua reeleição neste pleito, em Cuiabá, visitou Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Ele foi acompanhado de Felipe Wellaton(mesmo partido), que compõe a cabeça de chapa com Abílio Junior (Podemos), na disputa pelo comando da Prefeitura da capital. Ainda esteve presente à reunião, a advogada Fabiana Nascimento (PTB), candidata em Chapada dos Guimarães (distante 68 km de Cuiabá), à uma vaga na Câmara.

Os candidatos apresentaram propostas e contextualizaram o momento político nas duas cidades junto à diretoria e com presidentes de comissões temáticas da instituição.

No bate-bola, Diego Guimarães fez um comparativo entre as missões - política e da Ordem dos Advogados -, ao destacar a semelhança entre as duas. “Sei que vocês muitas vezes se abdicam de estar com suas famílias, em favor do trabalho advocatício, assim como nós na política. Aqui[OAB] ninguém ganha dinheiro, flores. Ganha sim é mais pedrada do que glórias. E o poder público também é assim. A estrutura é muito aquém, mas isso não me desanima, pois encaro como uma missão”.

Ainda ressaltando os métodos utilizados por seu gabinete, como forma de garantir que a burocracia diminua, por meio de investimentos em tecnologia. Como por exemplo, o aplicativo que usa, de interação com cidadãos que realizam denúncias.

“Pude atuar como presidente da Constituição e Justiça e tentei ao máximo aproximar a advocacia, muitas vezes, orientando presidentes de comissões. Sempre insisti no parlamento municipal, sobre a necessidade da presença do advogado ou advogada nos gabinetes. Ora, se você faz leis, fiscaliza e cuida de orçamento é necessário que você tenha um profissional do Direito te orientando. Você fortalece ao parlamento e fortalece a advocacia”, destacou.

O candidato a vice, Felipe Wellaton, igualmente, defendeu a criação de um conselho na prefeitura da capital, caso seja eleito ao lado de Abílio, para o comando do Palácio Alencastro. Ao pontuar que, em sua visão, a presença da OAB-MT na gestão municipal é imprescindível. “Queremos criar um conselho que não seja só opinativo, mas também, deliberativo. E as instituições da sociedade precisam ser agregadas, caso da OAB. Não queremos decretos de uma pessoa só, mas que sejam formatados com a contribuição da sociedade”.

Já o presidente da Seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, fez questão de destacar que a instituição tem realizado uma defesa permanente ao voto consciente. Lembrando que a Ordem tem recebido, com respeito, todos que têm interesse de compartilhar seus projetos políticos, ao falar da função social da Ordem.

"Ouvimos todas as propostas.E não somos de esquerda, nem de direita. Nem, tampouco, oposição ou situação. Somos sim, a representação da sociedade e vamos continuar nessa toada: o que for bom para o coletivo, a gente apoia. E é um perfil de nossa gestão, se abrir ao diálogo".

Participaram os presidentes Clarissa Maluf, do Direito da Mulher; Thiago Brescovici, da Sociedade de Advogados; Eduardo Manzeppi, da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade; Luiz Derze, Direito Eleitoral e Munir Salomão, de Juizados Especiais.