A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20.2), a Operação Paz na Escola Tolerância Zero, em solenidade realizada na Escola Estadual Tiradentes, em Cuiabá.
A Operação Paz na Escola e Tolerância Zero busca intensificar a presença policial nas proximidades das unidades escolares, discutir ações preventivas contra bullying, tráfico de drogas e outras formas de criminalidade com um trabalho conjunto com alunos e pais para promover a conscientização e a responsabilidade.
A operação visa garantir que todos os estudantes, professores e funcionários possam usufruir de um ambiente educacional que priorize o respeito, a inclusão e o aprendizado, livre de qualquer forma de violência ou criminalidade.
De acordo com o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, o programa tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar.
“O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, escolas e famílias com intuito de preparar crianças e jovens para fazerem escolhas seguras e responsáveis em suas vidas. O projeto visa, ainda, estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência”, disse.
As atividades do cronograma visam levar informações por meio de ações e orientações práticas sobre como se comportar diante da oferta de drogas e outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares que possuem capacitação específica.
“O material didático de apoio destaca noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas, consequências do uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida”, ressaltou.
O comandante da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa da Polícia Militar (Deip), coronel Óttoni Cézar Castro Soares, ressaltou que a operação é um passo importante para fortalecer o compromisso da Polícia Militar com a segurança no ambiente escolar, garantindo que todos possam estudar em um espaço de respeito e tranquilidade.
“A segurança dos nossos estudantes é uma prioridade. Queremos que nossas escolas sejam lugares onde a educação seja a protagonista, não a violência e o Proerd está comprometido em proporcionar um momento educativo e reflexivo, abordando os impactos do uso dessas substâncias e orientando sobre formas de prevenção e resistência à pressão social", afirmou coronel Óttoni.
O Proerd da PMMT foi instituído em Mato Grosso no ano de 2000 e, desde então, já realizou mais de cinco milhões de atendimentos e formou cerca de 400 mil crianças e adolescentes. Ainda neste dia, o Proerd realiza uma série de palestras em outras unidades escolares em Cuiabá e no interior do Estado.
Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo
O dia 20 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O objetivo do dia é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebida alcoólica e de drogas provoca no organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro e drogas é um problema de saúde pública de ordem internacional, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.