Domingo, 07 de Julho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 18:11 - A | A

Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 18h:11 - A | A

OBRA NA RODOVIA

Secretário anuncia início das obras no Portão do Inferno e ignora pedido do prefeito de Chapada

Evelyn Souza/ O Bom da Notícia

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Oliveira e Silva, conhecido popularmente por Marcelo Padeiro, afirmou que na próxima semana as obras de retaludamento do morro do Portão do Inferno, devem ser iniciadas.

Ao ignorar o pedido do prefeito de Chapada dos Guimarães( 68 km distante de Cuiabá), Osmar Froner (União Brasil),  de iniciar este processo na MT-251, somente após a realização do Festival de Inverno, que ocorre entre os dias 15 de julho e 4 de agosto. 

O anúncio foi feito durante conversa com a imprensa nesta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa, quando o secretário destacou a necessidade urgente em resolver os problemas estruturais que ameaçam a segurança do local.

"Conseguimos a liberação e já temos tudo planejado para iniciar, mas ainda precisamos cumprir algumas pendências relacionadas à aprovação do Ibama. Estamos trabalhando nisso e precisamos sentar e conversar para finalizar a documentação. Já tenho uma definição para começarmos a mobilização na próxima semana, uma vez que queremos iniciar a obra o mais rápido possível, dada sua importância para a região", explicou o secretário.

Vale lembrar que no último dia 28 de junho o Governo do Estado obteve a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para fazer as obras de retaludamento no paredão do Portão do Inferno. 

Ainda durante a declaração, Marcelo destacou a gravidade da situação que levou à paralisação parcial da rodovia.

"Nossa preocupação é muito grande. Não foi à toa que mantivemos o sistema de pare e siga por quase oito meses. A base que sustenta o viaduto está muito próxima do precipício, que foi erodindo com o tempo. Quando foi construída, estava a três ou quatro metros de distância, mas hoje está a apenas 1,80 m. Essa é a nossa principal preocupação", detalhou.

O objetivo, ainda conforme o secretário, é resolver o problema de forma definitiva. "Queremos garantir a segurança e a estabilidade do viaduto, evitando riscos futuros para a população e para a infraestrutura da região. Com a liberação do Ibama e a mobilização das equipes, esperamos iniciar as obras na próxima semana", concluiu Marcelo Oliveira e Silva.