Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 10:11 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 10h:11 - A | A

CONTAS REPROVADAS

Maysa cobra manifestação do TCE sobre contas da Prefeitura de Cuiabá e encaminhamento à Câmara

Evelyn Souza/ O Bom da Notícia

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) cobrou, duramente, o Tribunal de Contas do Estado pelo atraso no encaminhamento da nova análise sobre a reprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá, de 2022, para votação na Câmara Municipal. 

Durante conversa nesta terça-feira (03), com a imprensa,  na Câmara, Maysa destacou que essa é a primeira vez, em 70 anos, que o Tribunal de Contas reprovou as contas da Prefeitura de Cuiabá, e afirmou que a demora no encaminhamento para votação deixa dúvidas sobre os interesses envolvidos.

“A população cuiabana em 70 anos de Tribunal de Contas nunca tinha visto esta reprovação na capital. As contas da Prefeitura de Cuiabá foram reprovadas, passou por recurso e foi reprovada novamente e o terceiro recurso emperrou, então eu lanço aqui, hoje, a pergunta: onde estão as contas da prefeitura, de 2022, reprovadas”, questionou.

A parlamentar questionou o silêncio de alguns vereadores e levantou suspeitas de que o adiamento da votação poderia beneficiar o prefeito Emanuel Pinheiro, sugerindo que a decisão fosse postergada para após as eleições. Ela também criticou a justificativa do TCE de que a prefeitura teria mais tempo para apresentar defesa, argumentando que todos os prazos já foram esgotados.

“Estou com uma matéria que diz que hoje o plenário do Tribunal de Contas se reúne para analisar 16 contas de várias cidades e de 2023 e as contas de Cuiabá reprovadas de 2022 não chegaram até aqui! E tem muita gente dentro dessa Casa que está em silêncio com interesse que essa votação da reprovação das contas venha depois das eleições, porque essa é uma votação que deixa claro para a população quem está do lado da população  e quem está blindando Emanuel Pinheiro. Em 70 anos nunca tinha sido reprovado as contas de Cuiabá e eu lanço um desafio ao Tribunal de Contas: nos ajudem antes das eleições para que a gente consiga separar o joio do trigo. Não tem mais justificativa, eu já estive no Tribunal de Contas e a última justificativa que eles deram a um mês atrás é que a prefeitura tinha o prazo de 15 dias para apresentar defesa e essa defesa já exauriu todo o prazo possível”, pontuou

A vereadora apelou diretamente ao conselheiro Valter Albano, responsável pela relatoria deta nova análise, solicitando que o Tribunal se manifeste sobre o andamento do processo, e reforçou que a decisão do TCE é fundamental para mostrar à população quem está comprometido com a transparência e a responsabilidade fiscal.

“Eu espero que o conselheiro Valter Albano  possa se manifestar, porque as minhas tentativas de saber o que está acontecendo já acabaram, esgotaram”, afirmou.