Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 02 de Agosto de 2024, 14:50 - A | A

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2024, 14h:50 - A | A

ARTICULAÇÃO

Maysa acredita em melhorias às famílias atípicas após fluxograma ganha abrangência estadual

O Bom da Notícia/com assessoria

A vereadora Maysa Leão (Republicanos), autora da Lei N. 6.836/2022 que garante a publicização de fluxograma da jornada do paciente autista ou com outra neurodiversidade em Cuiabá, comemorou a abrangência da Lei para Estado de Mato Grosso.

A nova Lei Estadual nasceu de uma articulação da vereadora com o deputado Eduardo Botelho (União Brasil).

“Eu levei essa Lei para o Legislativo Estadual através do presidente Eduardo Botelho. Entreguei nas mãos dele e pedi que ele apresentasse para que se tornasse uma Lei Estadual. E agora, dois anos depois da aprovação no município de Cuiabá, temos o fluxo da jornada do autista no estado de Mato Grosso,” revelou a vereadora Maysa Leão.

O fluxograma da jornada do paciente autista ou com outra neurodiversidade no Estado se refere a todo o caminho percorrido por esses pacientes no serviço de saúde estadual, do diagnóstico às medidas terapêuticas.

A neurodiversidade é uma condição neurológica, tais como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), dislexia, dispraxia (distúrbio motor com base neurológica) entre outras.

“Espero que resulte na criação verdadeiramente de um fluxograma que funcione para os 142 municípios do nosso estado de Mato Grosso, que certamente todos eles têm um número relevante de autistas”, destacou a parlamentar, confiante na melhoria do atendimento a comunidade atípica.

Segundo a republicana, o projeto surgiu por meio das suas fiscalizações. Maysa aponta que não encontrava a organização sobre o caminho que o paciente autista ou neurodiverso deveria percorrer nas unidades de saúde.

“Como sou do legislativo, não posso criar jornadas, então eu apresentei a lei da publicização do fluxograma da jornada do autista, que confirmou a minha constatação nas fiscalizações de que não havia uma jornada do autista estruturada”, pontuou a parlamentar.