Domingo, 30 de Junho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 17:13 - A | A

Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 17h:13 - A | A

MAIS CARGOS

Júlio aprova PEC que altera composição de Mesa Diretora na AL e coloca seu nome à disposição

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

À jornalistas, nesta quarta-feira (26), o deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Júlio Campos (UB), comentou sobre a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2023, que altera a composição de Mesa Diretora, criando mais quatro cargos, sendo dois de vice-presidente e dois de secretário.

Vale lembrar que a PEC 13/2023 foi apresentada pelo atual vice-presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB)  e propõe criação dos cargos de terceiro vice-presidente e de quinto e sexto secretários.

“O deputado Max Russi apresentou uma emenda constitucional para novos cargos da Mesa Diretora, criando mais uma vice-presidência e mais três secretarias. O que significa isso: É que vamos equiparar Assembleia Legislativa a Câmara dos Deputados. Como não implica custo nenhum, então por isso a Comissão entendeu que é pertinente”, disse.

Atualmente, a Mesa Diretora é composta por um presidente, pelo primeiro e segundo vice-presidente e pelo primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários. A eleição para o biênio 2025/2026 da Mesa Diretora está prevista para setembro. 

“Vamos equiparar a Mesa da Assembleia Legislativa à composição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e já vamos estar preparados para receber a posse de mais três deputados, totalizando em 27 parlamentares. Vamos ver o que vai o acontecer daqui até setembro mas o ideal é ter uma chapa de consenso", acrescentou.

Atualmente, a Mesa é composta pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil), como presidente; Max Russi (PSB), 1º secretário; Janaina Riva (MDB), 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSD), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Gilberto Cattani (PL), 3º secretário e Valmir Moretto (Republicanos), 4º secretário. 

Ao ser questionado, Júlio disse que pode disputar qualquer cargo na composição da nova Mesa Diretora.

“Eu sou candidato a tudo, qualquer posição. Meu nome está a disposição não faço questão absoluta, cabe aos colegas saber se querem, Deus já me poupou de vaidade, já tive a oportunidade de ocupar vários cargos”, finalizou.