A deputada estadual Janaina Riva (MDB), durante sessão desta quarta-feira (12.02), realizou em plenário um balanço de suas agendas em conjunto com o deputado federal Juarez Costa (MDB) e diversos prefeitos de Mato Grosso, nos Ministérios das Cidades e da Agricultura, em Brasília nesta terça-feira.
“Fomos ao Ministério de Cidades, onde lá nós ouvimos do ministro Jader Filho, que nós teremos por agora 5 mil casas, aproximadamente, disponíveis para o estado de Mato Grosso. Isso é importante especialmente para os municípios que têm alta demanda por conta de indústria, por conta de lavoura, que é o caso da região Sul, de municípios como Lucas, Mutum e Sorriso, além de municípios como Campo Novo, que têm um déficit habitacional muito grande, terão prioridade no cadastramento. Eu tenho certeza que nós deputados, vamos ajudar os nossos prefeitos a viabilizar esses projetos. Muitas vezes um projeto como esse custa mais de R$ 500 mil. Nós sabemos que as prefeituras, em sua grande maioria, não têm condição de fazer um projeto, mas o presidente da AMM estava lá e garantiu que AMM vai seguir essa regra também e vai dar prioridade a esses municípios que estejam no perfil indicado pelo ministério”, explicou.
Janaina disse que o ministro Jader explicou também à comitiva que é importante que os municípios que tiveram perdas com as chuvas façam o decreto de calamidade e, com relação às casas, habitações e saneamento, demonstrem efetivamente a sua demanda com comprovação não só do número de pessoas que querem as casas, mas com dados do desenvolvimento econômico do município e a comprovação de que precisa, urgentemente, de habitação.
Janaina disse que o encontro com mais de 80 prefeitos de Mato Grosso que estavam em Brasília foi oportuno para conversar sobre as demandas que ainda aflige a maior parte dos municípios.
“Ouvimos a preocupação dos prefeitos especialmente com relação à água, o problema que a gente enfrenta de seca e falta da água em alguns municípios e o problema agora de alagamento que está acontecendo por conta das enchentes. A gente vê que ainda tem uma dificuldade muito grande com relação à saúde, muitos pacientes em fila de cirurgia ou esperando UTI. Uma dificuldade ainda de logística com relação à saúde porque nós temos municípios com problemas gravíssimos como é o caso de Rondolândia, onde não existe nenhum tipo de convênio do Estado de Mato Grosso para proporcionar atendimento à população no estado de Rondônia que é o polo mais próximo. Isso é uma dificuldade que o prefeito Guedes vem enfrentando e além disso também ele não participa de nenhum tipo de consórcio porque está em um município onde a cidade mais próxima fica a 7 horas de viagem”, disse.
Em agenda com no Ministério da Agricultura, com o ministro Carlos Fávaro, a parlamentar explicou que os prefeitos foram unanimes em externar preocupação com dificuldades na logística, necessidade de maquinários e incentivo à agricultura familiar.
“Foi um trabalho intenso ali com os prefeitos que ficam até quinta-feira lá em Brasília, e aí na semana que vem nós temos uma programação em Cuiabá da AMM. Eu quero já convidar todos os colegas, no dia 18 e 19, inclusive estará aqui o ex-presidente Michel Temer, no dia 18, fazendo uma palestra que já tem mil e quinhentas pessoas inscritas entre prefeitos, vereadores, secretários, que estarão aqui. Teremos uma oportunidade única para debater as demandas de Mato Grosso”, finalizou.