A advogada Flávia Moretti (PL) tomou posse como nova prefeita de Várzea Grande na manhã desta quarta-feira (1), em cerimônia realizada no Ginásio Fiotão. Junto a ela, tomou posse ainda o empresário e ex-prefeito da cidade, Tião da Zaeli (PL), como novo vice-prefeito.
Flávia e Tião foram vencedores da eleição municipal que ocorreu em outubro do ano passado e estarão à frente do Palácio Couto Magalhães pelos próximos quatro anos (2025-2028).
A vitória foi vista como surpresa, pois essa foi a primeira vez que Flávia disputou uma eleição e ainda concorreu contra o prefeito Kalil Baracat (MDB), que era apoiado pelo senador Jayme Campos (União) e aparecia nas pesquisas como o nome preferido pelos eleitores.
A nova gestão assume o comando do município em meio a desafios significativos, herdando uma administração marcada por denúncias de inadimplência e suspeitas de corrupção.
A administração de Kalil Baracat, que esteve na cerimônia e passou a faixa de prefeita para Flávia, enfrentou críticas severas devido a atrasos nos pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços em áreas essenciais como saúde, obras e mobilidade urbana. Muitos desses parceiros alegam não ter recebido pelos serviços prestados desde 2022, situação que os levou à beira da falência.
Além disso, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande esteve envolvido em investigações por suspeitas de corrupção, resultando na nomeação de um novo interventor para a autarquia.
Em um discurso emocionado de mais de 20 minutos, a prefeita apontou justamente a falta de água como um dos maiores desafios de sua gestão. “O maior dos desafios é a falta de água, que tanto nos castiga e nos faz sofrer. Abastecer a cidade com caminhões-pipa ou abrir poços artesianos não é universalizar a água. Reforço aqui meu pedido para a concessão do Departamento de Água e Esgoto, porque é necessária a terceirização”, afirmou.
Ela garantiu que seu governo buscará soluções estruturais para garantir o acesso à água como um direito básico e de dignidade. Flávia também apresentou os pilares de sua gestão: integridade, sabedoria e amor ao próximo.
Segundo ela, governar com transparência e ética, priorizando o interesse público, será uma marca de sua administração. “Eu representarei e ecoarei a voz do povo de Várzea Grande. Trabalharei incansavelmente para toda a cidade, junto com o Tião e meu secretariado”, reforçou.
O desenvolvimento econômico também foi apontado como prioridade, com a retomada da vocação industrial de Várzea Grande.