A Câmara Municipal de Cuiabá, elegeu em um ato histórico cinco mulheres para formar a Mesa Diretora da Casa na gestão iniciada nesta quarta-feira (1º).Foram 19 votos a favor, seis abstenções e duas faltas.
O fato é inédito além de que esta legislação será a com maior número de mulheres no parlamento totalizando oito.
A composição da Mesa Diretora ficou: vereadora Paula Calil (PL) foi eleita a presidente da câmara, ao lado da vice-presidente Maysa Leão (Republicanos) e das secretárias Michelly Alencar (União), Katiuscia Manteli (PSDB) e Dra Mara (Podemos).
Vale ainda lembrar após as eleições de 2024, com o início das articulações para a eleição da Mesa Diretora, o principal nome sempre foi o de Paula Calil. Chico 200 (PL) chegou a lançar seu nome, mas recuou, e o vereador Jeferson Siqueira (PSD) também chegou a ser cotado, mas não oficializou seu nome na disputa
“A Câmara é independente, embora sejamos do mesmo partido. Confio no Abílio, mas vou prezar pelas prerrogativas dos vereadores, seja da situação ou da oposição. Nós vamos trabalhar de forma independente”, garantiu.
Vale ainda lembrar que a posse marca também o aumento no número de parlamentares municipais, que agora serão 27. Até o ano passado eram 24.
A cerimônia foi presidida pela vereadora mais votada na eleição, Samantha Íris (PL), que também é a nova primeira-dama.