O deputado federal Abilio Brunini (PL) esteve na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, onde se reuniu com o diretor-executivo da SES/SP, Sérgio Okane, e a assessora técnica Cristina Balestrin. Brunini expôs as dificuldades enfrentadas no setor de saúde de Cuiabá, destacando a necessidade de tecnologia para aprimorar a gestão.
Cristina enfatizou a importância de um projeto de gestão continuada antes da adoção de tecnologias e mencionou o projeto de telesaúde que visa atender desde a atenção primária até as UTIs. Ela relatou resultados positivos na redução de óbitos e tempo de internação dos pacientes graças ao uso de telechamadas entre médicos para discutir casos.
Sérgio Okane ressaltou a relevância de incluir as universidades federais no desenvolvimento de projetos tanto tecnológicos quanto de gestão. Ao final da reunião, o deputado Abilio mostrou-se convencido da necessidade de intercâmbio entre secretarias de saúde para compartilhar experiências bem-sucedidas.
Em São Paulo, as UPAs contam com ortopedistas, gessos, eletrocardiogramas, atendimento separado para adultos e crianças, tecnologia na classificação dos pacientes e avaliação das unidades pela população, garantindo um atendimento mais eficiente e ágil.