Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 19:13 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 19h:13 - A | A

ELEIÇÃO 2024

Cast do Bom recebe nesta quinta o deputado Abilio Brunini, candidato na disputa à Prefeitura de Cuiabá

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

O Cast do Bom, do site O Bom da Notícia recebe nesta quinta-feira (15), o polêmico deputado federal, Abílio Brunini (PL), igualmente, candidato nestas eleições, à Prefeitura de Cuiabá. 

O parlamentar que ganhou, como reforço à sua campanha, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL), causou bastante burburinho nesta última quarta-feira(14), após divulgação de pesquisa realizada pelo instituto '100% Cidades', em parceria com a Futura Inteligência, e veiculada pela Exame, apontando - em uma reviravolta inesperada -, Abílio Brunini (PL) com 31,8% e Eduardo Botelho (UB) com 31,5%. Em seguida, Lúdio Cabral (PT) com 20,0% das intenções de voto e Domingos Kennedy (MDB) tem 2,0%. 

Os números causaram surpresa em vários políticos de Mato Grosso, dentre eles o deputado estadual Júlio Campos (UB), que ironizou o empate técnico entre os candidatos que buscam o comando da Prefeitura de Cuiabá, nas eleições de outubro. Ao, inclusive, detonar o instituto, pois para o parlamentar, a empresa 'deve ter sido criado de última hora, para criar este tipo de levantamento', Ainda frisando que, minimamente, Eduardo Botelho estaria 10% na frente de qualquer um dos candidatos que disputam o comando do Palácio Alencastro. E que, assim, não acreditava nos dados divulgados.

Outro parlamentar que colocou o resultado sob suspeita foi o deputado Max Russi(PSB). À jornalistas, nesta quarta, ele alertou a população sobre a credibilidade de alguns institutos que divulgam pesquisas de intenção de voto durante o período eleitoral. Ao chamar a atenção para a proliferação de pesquisas e a necessidade de cautela na interpretação.“Tem que ter cuidado. Tem alguns institutos que são sérios, são comprometidos. Mas, infelizmente, tem também no meio, como todo setor, os bons e os ruins”, disse.

Até o governador Mauro Mendes(UB) colocou o resultado em xeque, ao asseverar que teria visto várias pesquisas, de vários institutos, que não teria dado algo parecido com os números apontados pela Futura Inteligência. E, nem tampouco, teria ouvido falar do instiituto, o que lhe daria o direito de duvidar da pesquisa de intenção de voto. "Vários estudos, de várias contratações diferentes algumas, inclusive, totalmente isentas que nunca deram esse resultado".

Assim, obviamente, no Cast, o deputado federal deverá comentar sobre esta pesquisa e, claro, falar de suas propostas e como espera que seja o período de campanha.

O podcast vem sendo comandado já há mais de cinco anos anos pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro, proprietário do site, e por Marisa Batalha, editora chefe do portal O Bom da Notícia.

Conheça mais sobre Abilio

Abilio Brunini, é cuiabano, casado com a Samantha, tem 40 anos e é pai do Sebastian e da Ana Regina. Para completar a família, eles têm 4 gatinhas de estimação, todas adotadas da rua.

O parlamentar é arquiteto urbanista, ciclista, cristão e pós graduado em Mobilidade Urbana. Na Câmara Federal  é membro da Comissão de Saúde, o deputado também é defensor da causa do autismo e pessoas portadoras de alguma deficiência.

Foi vereador até 2020, e responsável pela CPI da Saúde que descobriu o maior escândalo de corrupção na Saúde de Cuiabá, resultando em diversas operações da Polícia Federal e Civil. Em 2022, foi eleito como deputado federal, sendo o mais votado deputado do PL, com 87.072.