Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020, 13:27 - A | A

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020, 13h:27 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Abílio diz que reeleição de Emanuel sinaliza um pleito cheio de ataques

Rafael Martins/O Bom da Notícia

O vereador Abílio Júnior (Podemos) homologou em convenção nesta terça-feira (15), sua candidatura à disputa pela Prefeitura de Cuiabá, com Felipe Wellaton (Cidadania) - na cabeça de chapa -, como seu vice-prefeito.

Durante a convenção, o vereador disse esperar que Emanuel Pinheiro (MDB) não desista da disputa, porque ele não quer ganhar por WO. Contudo, prevê uma campanha com muitos ataques e de 'baixo nível', ao lembrar que somente a posição do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de se colocar como candidato à reeleição, o fato por si só, já baixou o nível. Ainda que torça por uma campanha com mais debate de ideias. 

A cerimônia que foi realizada em duas etapas, também oficializou a candidatura de José Medeiros (Podemos) para a eleição suplementar ao Senado.

A cerimônia que foi realizada em duas etapas, também oficializou a candidatura de José Medeiros (Podemos) para a eleição suplementar ao Senado.

“Ele [Emanuel] já baixou o nível, está dizendo que não está nem aí para o nível da disputa eleitoral. Eu esperava um nível mais enriquecido, com mais opções de candidatos. Quando percebo que isso vai se afunilando, é óbvio que Emanuel vai bater na gente e é óbvio que a gente vai mostrar todas as situações da Prefeitura de Cuiabá [...] Estamos contando com a candidatura do Roberto França, assim como contava com a candidatura do Fábio Garcia e contamos com a candidatura do Emanuel. Eu espero que o Emanuel não desista. A gente não quer ganhar por WO [...] Está cada dia mais difícil do prefeito se afastar das acusações, são muitos casos de corrupção que foi exposto durante seu mandato, não é só o fato do paletó”.

Oposição desde o início do mandato, o vereador conta com apenas 20 segundos de tempo de televisão e rádio, no programa eleitoral gratuitp, mas ainda tem esperança de fechar com outros partidos, já que o Democratas retirou seu projeto, o que levou alguns partidos a debandarem da aliança. Não descartando, iclusive, que algumas legendas que estão juntos a Emanuel Pinheiro (MDB), declinem do apoio ao prefeito e componham com ele.

Em seu discurso, o candidato afirmou que não se trata de ganhar ou perder a eleição, mas de tirar o prefeito Emanuel Pinheiro do Palácio Alencastro. Apesar disso, Abílio afirmou que tem mais de 80 propostas para quando assumir o cargo e disse que vai colocar seu vice para trabalhar.

"Não pense que vai chegar lá e ficar desocupado. Vai chegar lá, vai tomar conta de secretarias, vai trabalhar. Eu vou fazer com Wellaton, o que Emanuel não fez com Niuan, porque se desse espaço, Niuan seria melhor que ele. Eu não tenho medo, eu quero que o Wellaton seja melhor que eu", disse. 

Ainda revelando que a prioridade, no primeiro momento, após assumir a gestão, em caso de vitória, é mudar o quadro caótico da saúde em Cuiabá.

"Nossa prioridade é fazer gestão, cuidar da saude de Cuiaba. Porque está um caos na saúde em nossa cidade. As pessoas morrem esperando atendimento. Morrem esperando uma cirurgia. Não a transparência na fila do SUS, e ainda elas ficam ali desde às 4 horas da manhã esperando para marcar uma consulta no posto de saúde. Mas também estamos preocupados com a educação mais criativa no nosso município. Mas, claro, existem outros setores como mobilidade urbana, trânsito e, principalmente, combater à corrupção. Ou seja, queremos uma gestão eficiente e que combata a corrupção"

Senado

Medeiros que na primeira fase da eleição em março tinha chapa montada, desta vez ainda não tem definido quem será seus suplentes. Além disso, ele disse que mesmo Jair Bolsonaro esteja apoiando outra candidata, ele continua do seu lado. “Estamos juntos, amanhã devo conversar com ele e novamente no dia 18. Estamos juntos, continuo vice-líder dele lá na Câmara. Estivemos juntos no primeiro turno, no segundo turno da eleição”, afirmou Medeiros.