Sábado, 03 de Agosto de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 11 de Julho de 2024, 11:32 - A | A

Quinta-feira, 11 de Julho de 2024, 11h:32 - A | A

EM SETE MESES

Semob fiscaliza e autua mais de 2,7 mil veículos de carga em Cuiabá

O Bom da Notícia/ com assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), fiscalizou e autuou, somente este ano, de 1° de janeiro a 10 de julho de 2024, 2.721 veículos pesados em trânsito irregular pelas vias da capital. É por meio de constantes ações da 'Operação Carga Pesada', desenvolvidas nas principais vias de entrada e saída de veículos (Miguel Sutil e Fernando Corrêa), que o município fiscaliza o tráfego irregular de caminhões.

As operações visam evitar a circulação de veículos na região central da cidade, a fim de assegurar o controle no fluxo de trânsito, prevenir acidentes, assim como proteger as edificações e a pavimentação das ruas. Além da fiscalização in loco, os veículos de carga são constantemente monitorados através da Central de Controle Operacional (CCMOB), que atualmente dispõe de 43 câmeras para monitorar, fiscalizar e garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores da cidade.

Conforme as diretrizes estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, n° 5463/2011, que disciplina a circulação de veículos de carga e operações de carga e descarga no município, atualmente é permitida na capital a circulação apenas de veículos automotores com Peso Bruto Total (PBT) de até 10 toneladas (caminhões com dimensões compactas), com ou sem carga, em qualquer horário. Já os veículos que possuem o peso acima de 24 toneladas devem obter uma autorização especial da Semob. A pasta ainda permite que os veículos de carga circulem nas vias da capital das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30.

Atualmente, veículos com até 10 toneladas podem circular livremente pelas ruas de Cuiabá, enquanto veículos com PBT de 10 a 24 toneladas não podem circular nos horários de pico na região central, como, por exemplo, na área sinalizada ao redor do Centro Histórico, para evitar transtornos na região central.

Classificada como infração média, aqueles que são flagrados cometendo tal imprudência ainda são autuados com uma multa de R$ 130,16 e -4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).