A Guarda Municipal de Várzea Grande continuará tendo total e irrestrito apoio do senador Jayme Campos (União-MT), criador da corporação em seu segundo mandato como prefeito da cidade. Nesta segunda-feira, durante solenidade que marcou os 25 anos da força, o senador reafirmou o seu propósito de continuar a trabalhar pela sua expansão e modernização “de forma a dar a população várzea-grandense mais serviço de segurança”.
Uma das propostas do senador diz respeito a construção de uma nova sede para a Guarda Municipal. Ele disse que a Guarda necessita de uma “instalação decente” e que já conversou com a Prefeitura sobre a elaboração de um projeto “Estou confiante de que, com o apoio de deputados federais, estaduais, do governador e da prefeita, conseguiremos viabilizar essa construção” – afirmou.
Jayme Campos ressaltou que a Guarda Municipal é um patrimônio da cidade e considera que foi “uma das decisões mais acertadas enquanto prefeito”. Ele lembrou que a corporação foi criada para atuar como força auxiliar da Polícia Militar, de modo a gerar junto a população um sentimento de paz – se transformando num dos orgulhos do povo várzea-grandense.
“A Guarda Municipal de Várzea Grande, uma das poucas guardas armadas do Brasil, foi criada por mim e se tornou referência para o país – disse. Por isso, vamos seguir trabalhando em Brasília pelo seu fortalecimento. Dai a necessidade de construir projetos para que possamos angariar os recursos necessários”.
Indicado para ser membro titular da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Jayme Campos ressaltou que este ano uma das principais prioridades do colegiado será exatamente debater e criar meios para melhorar a segurança pública. Dentre outros, os senadores devem discutir e aprovar a PEC da Segurança Pública, que constitucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A PEC tem por objetivo criar maior cooperação entre as forças de segurança da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Desde sua fundação em 1999, a instituição passou por grandes transformações, ampliando suas funções e se tornando referência no estado de Mato Grosso. Durante a solenidade, o senador matogrossense voltou a homenagear os policiais e comandantes que passaram pela Guarda Municipal, segundo o qual, todos prestaram relevantes serviços pelo seu fortalecimento.