O projeto Cinema de Base irá ofertar 5 cursos de formação audiovisual nas áreas de elétrica, maquinária, assistência de câmera, GMA/Logger, e Video Assist, ministrados por profissionais consagrados de cada área, vindos dos principais polos cinematográficos do Brasil. As aulas acontecerão de 24 à 26 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Latitude Filmes e Locadora, localizada na Rua Comendador Henrique, n° 1942.
Todos os cursos são totalmente gratuitos, e serão acessíveis (com intérprete de libras se necessário) haverá também almoço e coffe break inclusos todos os dias.
O projeto Cinema de Base faz parte do Edital Nº 16/2023/Secel - Cinemotion/ Edital de formação - Edição Lei Paulo Gustavo e é uma realização da Acubá (Associação Cuiabana Belas Artes), com apoio da Latitude Filmes e Locadora e parceria do Cine Motion MT, Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso) e Ministério da Cultura do Governo Federal.
"A formação em audiovisual é um importante pilar para o desenvolvimento do audiovisual em MT. O projeto Cinema de Base, irá oferecer um conjunto de cursos técnicos inéditos em nosso Estado, principalmente neste momento de investimento e aquecimento do setor, através dos editais realizados pela SECEL com recursos da LPG, e da realização de diversas produções audiovisuais em todo Estado, abrindo mercado para os profissionais, há uma demanda enorme de técnicos. A expectativa é que os projetos de formação oriundos dos editais venha para atender esta demanda, principalmente de mão de obra local para compor as produções.", salientou a superintendente de Desenvolvimento de Economia Criativa na Secel, Keiko Okamura.
Segundo o coordenador técnico do projeto, os 5 cursos são oficinas profissionalizantes em funções específicas para estruturar os departamentos de fotografia dos filmes e produções audiovisuais:
"Geralmente, são feitas oficinas mais genéricas ou destinadas mais ao conteúdo, como roteiro e direção. O foco aqui é criar e qualificar mão de obra especializada para a execução dos diversos projetos de produções audiovisuais do estado, incluindo os patrocinados pela própria Secel e MTCriativo. O curso contará com aulas teóricas, práticas e exercícios simulados como se estivessem em um set real, com todos os equipamentos de cinema disponíveis, inclusive câmeras e lentes de cinema ARRI, RED e um parque de luz/maquinaria completo.”, revelou.
Siga as páginas do Instagram e acompanhe o trabalho de quem faz cultura em MT: @cinemadebase @latitude.filmes @acubabelasartes
Conheça os cursos e seus ministrantes:
O curso de elétrica, será ministrado por Aluízio Alves, do Distrito Federal, técnico cinematográfico com mais de 25 anos de experiência no mercado, que atua hoje como gaffer e gerente de uma locadora de equipamentos. O curso vai abordar os princípios fundamentais da elétrica no set, tipos de refletores e modificadores de luz, segurança no trabalho e resolução de problemas em produções audiovisuais.
O curso de maquinária, será ministrado por Chico Macedo, paraense residente em Goiás, chefe de maquinária no audiovisual desde 2006, já participou de longas, curtas e videoclipes da Globoplay, Amazon Prime, Netflix e Disney. O curso vai abordar a função do maquinista, os equipamentos essenciais, montagem de estruturas e criação de soluções criativas para o set, e ainda colocará seus conhecimentos em prática na produção de um vídeo, dominando a arte de dar movimento e suporte às cenas.
O curso de ass. de câmera, será ministrado por Michely Ascari, de São Paulo, diretora de fotografia e assistente de câmera, formada em design de luz pela SP Escola de Teatro, graduada em Cinema e Audiovisual pela UEG e com master em direção de fotografia pela ECAM – Escuela de Cinematografia de Madrid, a profisisonal também participou de grandes produções como “Bom dia Verônica”, da Netflix. O curso vai abordar organização e hierarquia do departamento: o papel do 2° assistente e o uso correto das ferramentas de trabalho e a importância da checagem e manutenção dos equipamentos, além de técnicas essenciais para garantir a fluidez das gravações.
O curso de GMA/Logger, será ministrado por Ana Luíza, do Distrito Federal, realizadora audiovisual e técnica cinematográfica formada em Audiovisual pela Universidade de Brasília, que trabalha na equipe de câmera desde 2017, como Gerenciadora de Mídias Audiovisuais (GMA) desde 2019. O curso vai abordar a função do GMA, conceitos básicos de cinematografia digital até fluxo de trabalho com armazenamento e pós-produção. Vai te ensinar a organizar, checar e transferir arquivos de câmera com eficiência e segurança, utilizando softwares como Silverstack e Davinici Resolve.
O curso de Video Assist, será ministrado por Ricardo Gois, de São Paulo, formado em Radio e TV em 2006, iniciou no SBT de SP dentro da Produção Geral de Teledramaturgia, partindo para o mercado de filmes e TV. Em 2017 iniciou a carreira de Video Assist em diversos streamings, e hoje atua como 2° assistente no mesmo mercado. O curso vai capacitar os alunos a operar e gerenciar sistemas de monitoramento em tempo real no set, garantindo que diretores e equipe técnica tenham total controle da imagem. Aprenderá sobre equipamentos, conexões e boas práticas para um fluxo de trabalho eficiente.