Receber o diagnóstico de ter um filho atípico é algo que muda a vida de toda família. Encarar todos os desafios e até mudar de cidade na busca de profissionais e metodologia adequada para o tratamento. Elas fazem de tudo por eles e um amor tão grande assim, de sete mães com filhos dentro Espectro Autista, virou a série intitulada “Pais de Autista”.
“Nessa primeira temporada, trouxemos os depoimentos de mães, até porque em maio foi comemorado o Dia das Mães e a ideia foi homenagear essas guerreiras, dar voz a elas, espaço para contar suas histórias de mulheres fortes e inspiradoras que são. A fim de compartilhar sua realidade com outras pessoas que também estão nesse processo”, explica a diretora da clínica Nosso Espaço, a psicóloga Jaqueline França.
Os vídeos e depoimentos foram gravados pelas próprias mães, cada um com menos de 10 minutos de duração, onde elas relatam desde quando receberam o diagnóstico até os dias atuais, de como filhos desenvolveram habilidades e melhoraram a questão de interação social a partir da aplicação da metodologia Inspirados Pelo Autismo.
“Foi um material muito bacana e emocionante, tanto que estamos pensando de lançar para o Dia dos Pais mais uma temporada, com depoimentos sob a ótica paterna, que tem um papel muito importante dentro do espectro autista, ”, adianta a psicóloga.
Em um dos vídeos, a servidora pública Vanessa Pratti conta que morava no interior de Mato Grosso quando recebeu o diagnóstico de que seu filho Felipe, na época com apenas dois anos e oito meses, estava dentro do Espectro Autista. “Eu estranhava muito era a ausência da fala, mas especificamente dele interagir, não falar mamãe. [...] Meu filho não olhava pra mim”, disse Vanessa.
Veja vídeo
Ver essa foto no Instagram