Quarta-feira, 03 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 09:31 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 09h:31 - A | A

SÁBADO E DOMINGO

Estudantes de Cuiabá apresentam adaptação da comédia “O Doente Imaginário”

O Bom da Notícia/com assessoria

Cuiabá contará, neste fim de semana (29 e 30), com uma programação especial que revive a comédia ‘O Doente Imaginário’, um dos textos mais aclamados do pai da dramaturgia francesa Molière. A adaptação da obra será encenada pelos alunos do 3º ano  do Ensino Médio da Escola Livre Porto Cuiabá, com sessões às 16h e 18h, no palco do Sesc Arsenal. 

Em 1672, satirizando sua própria enfermidade, o autor protagonizou a peça em que trata de maneira leve de questões morais e sociais universais, mas na perspectiva de uma pessoa hipocondríaca. É uma obra atemporal que gera admiração pela atualidade. Seu trabalho com comédia não é só divertido, mas, sobretudo, educativo. 

O diretor e coreógrafo teatral da escola, Luciano Oliveira, conta que a peça retrata a história do nobre Argan, um senhor avarento, egoísta e rabugento, que transforma seus problemas em doenças e que por isso é explorado por um bando de gananciosos, começando pelo próprio médico que incentiva seus sintomas para lucrar com eles. 

“Esse é um tema importante para ser trabalhado pelos adolescentes nessa faixa etária, porque traz elementos que contribuem para a construção da própria identidade, na integração com o mundo que os cerca e a partir de valores humanos que permitam que possam se colocar como agentes de mudanças positivas”, afirma Luciano. 

Para os alunos João Pizaneschi e Clarice Zampieri, de 18 e 17 anos, que se revezam como personagem Argan, o teatro tem trazido experiências inesquecíveis, que ambos levarão para o resto da vida. “O esforço individual e coletivo, juntamente com a união de todos que estiveram envolvidos na produção, tem sido fundamental para enfrentar os obstáculos que surgiram neste projeto que considero grandioso”, avalia João. 

Clarice conta que vai se lembrar para sempre das lições durante a construção da adaptação e nos ensaios da peça, que é um desafio ainda maior por se tratar de uma obra aclamada mundialmente. “O personagem é inesquecível, uma hora eu o amo, outra não, mas, com toda certeza, nunca vou esquecê-lo, vou lembrar de todas as lições para falar alto e saber como é ser uma pessoa hipocondríaca”, acrescenta. 

Realizado desde 1995, o teatro está incluso no currículo escolar no 8º e no 3º ano do Ensino Médio da escola, trazendo obras importantes da literatura universal e nacional. Por se tratar de um período em que o jovem está no terceiro setênio (fase dos 14 aos 21 anos), inúmeras mudanças físicas e psicológicas acontecem. Uma delas é a busca por um ideal. Através do teatro, também é possível vivenciar conceitos sobre justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade. 

Algumas peças já encenadas pelos alunos da Escola Livre Porto Cuiabá: Um inimigo do Povo – de Henrik Ibsen (2019); Este Ovo é um Galo - Lauro César Muniz (2018); Estado de Sítio - Albert Camus (2017); A Revolução dos Beatos - Dias Gomes (2016); A Pena e a Lei - Ariano Suassuna; O Truão Panfalão - Nikolai Leskov (2015); A Invasão - Dias Gomes (2014), A Comédia dos Erros, de Shakespeare (2014), etc.