Apesar de ser mais popular entre as mulheres, os homens também podem e devem recorrer ao pilates para definir e fortalecer a musculatura do corpo. Tanto é que seu criador, inicialmente, difundiu a prática no meio masculino.
“É importante lembrar que Joseph Pilates criou o seu método para os homens e que o ensinou aos seus colegas de presídio enquanto esteve detido, na Inglaterra, durante a 2ª Guerra Mundial”, recorda Luís Gustavo Martins, instrutor de pilates.
Quando praticar pilates?
A prática traz diversos benefícios para os homens, inclusive desenvolve a estética e o rendimento físico, esportivo e sexual. “Os homens que querem melhorar a performance em outras atividades físicas, ou que estejam com dores devido à má postura no trabalho, ou que sofrem de alguma patologia física, podem procurar o método pilates. A técnica ajuda a desenvolver a conscientização corporal e o desempenho nas várias atividades do dia a dia”, afirma Luís Gustavo.
Múltiplos benefícios para os homens
A prática de pilates é indicada para todos, isto é, não tem restrições. Para os homens, em especial, a técnica é benéfica pois:
- Aumenta a força;
- Fortalece o tronco (abdome e costas);
- Aumenta a flexibilidade;
- Trabalha o alongamento;
- Ajuda no equilíbrio;
- Oferece maior amplitude de movimento;
- Alivia dores;
- Corrige a postura;
- Proporciona maior conscientização corporal.
Melhora o desempenho físico e sexual
O pilates fortalece a região pélvica, o que aumenta o prazer da mulher e do homem. Ele fortalece a região interna da coxa e glúteos , deixa os quadris mais flexíveis, melhorando os movimentos na hora do sexo, além de aumentar a resistência.
“O condicionamento físico propiciado pelo pilates faz com que homens e mulheres tenham um melhor desempenho na cama, uma vez que estão mais dispostos e preparados para encarar variações nas posições sexuais”, explica a professora de pilates Anna Paula Melo.
Fonte: IG SAÚDE