Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024, 17:24 - A | A

Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024, 17h:24 - A | A

NESTA SEXTA

Vereador alega ação politiqueira que resultou em confusão em praça que levaria nome de Dona Eulália

Jessica Nunes/ O Bom da Notícia

O vereador Luiz Fernando esclareceu confusão que aconteceu na manhã desta sexta-feira (1), em inauguração de uma praça, na Rua 11, do Jardim Comodoro, que seria em homenagem três pessoas do bairro e, em um ato inesperado, a Prefeitura de Cuiabá mudou na tentatva de emplacar o nome da empresária e culinarista cuiabana, Eulalia da Silva Soares, a 'Dona Eulália', que morreu morreu na última segunda-feira (28), em Cuiabá (MT), aos 90 anos, após ser vítima de uma parada cardíaca..

Segundo o parlamentar, a praça contou com emendas enviadas por ele e também do deputado estadual Eduardo Botelho (ambos do União Brasil), e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) usou de ato politiqueiro para indicar a homenagem à Dona Eulália, sabendo de antemão que o espaço já estava designado para homenagear os fundadores do bairro.

Assim, a homenagem que não tinha, inicialmente, uma finalidade política, ao final, teve, e o fato não agradou os moradores que descontentes com a decisão de Emanuel, acionaram o vereador.

“O projeto inicial da Praça do Jardim Comodoro foi concluído ontem. Em um ato politiqueiro do prefeito Emanuel Pinheiro que ainda no velório [de dona Eulária, no dia 28 de outubro], instigou a família, ao informar que ele queria colocar o nome dela nessa praça. O que aconteceu: lá tinham três pessoas que merecem e deveriam ser homenageadas pois são fundadores do bairro, duas senhoras e um ex-presidente. Inclusive, uma decisão da comunidade que pediu que o edspaço se chamasse Praça do Jardim Comodoro”, explicou.

“Quando ficaram sabendo que não seriam mais homenageados os fundadores do bairro, ficaram revoltados. Como tenho uma boa ligação pessoal lá fui até o local para ver a praça, quando vi este mal-entendido e, claro, a família de Dona Eulália achou que eu que estava por trás. Mas não tem nada disso, foi uma ação da prefeitura. Nem eu, nem tampouco, os moradores do bairro não quiseram desrespeitar a família ou o nome de Dona Eulália, ao contrário reconhecemos a grandeza del. Mas não em uma praça, em uma região onde ela não representa, onde ela não tem um legado, uma história”, acrescentou.

Vale lembrar que Dona Eulália morava no Lixeira com a família onde é mantido o restaurante "Eulália e Família - Bolo de Arroz" e um centro cultural que relembra a trajetória da culinarista.

Assim, de acordo com o vereador, nada mais justo que fosse nesta região a homenagem.

"Peço desculpas aos familiares e à memória de Dona Eulália por esse mal-entendido e reforço meu profundo respeito e carinho por ela e por sua família. Dona Euilália merece uma homenagem que realmente represente seu legado e continuarei empenhado para garantir que isso aconteça de forma justa e digna", concluiu.