Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 12 de Junho de 2018, 10:38 - A | A

Terça-feira, 12 de Junho de 2018, 10h:38 - A | A

OPERAÇÃO BERERÉ

STJ contrapõe AL e nega liberdade a Mauro Savi

Kamila Arruda, da Redação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus impetrado pela procuradoria da Assembleia Legislativa, o qual visava garantir a liberdade do deputado estadual Mauro Savi (DEM). A decisão foi proferida pela ministra Maria Thereza de Assis Moura.

 

O Parlamento Estadual recorreu a Corte Superior para fazer valer a resolução aprovada pela Casa de leis, que prevê a soltura do parlamentar. Savi está preso a pouco mais de um mês em razão da segunda fase da Operação Bereré, intitulada Bônus. Ele é acusado de liderar uma organização criminosa que desviou cerca de R$ 30 milhões dos cofres públicos através de um contrato firmado entre a EIG Mercados Ltda. e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

Conforme as investigações, parte do dinheiro arrecadado pela empresa era utilizado para pagar propina a políticos e integrantes do Governo do Estado.

 

A fim de garantir a liberdade do democrata, a Assembleia Legislativa aprovou no último dia 5 o parecer da Comissão de Ética que prevê a soltura do deputado. O documento foi encaminhado ao Tribunal de Justiça para análise do relator do processo, desembargador José Zuuin, tendo em vista que ele determinou que o sistema prisional do Estado não cumpra nenhuma determinação da Assembleia.

 

O magistrado negou provimento a representação do Legislativo, o que fez com que os deputados recorressem ao STJ.