Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 11:28 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 11h:28 - A | A

BIÊNIO 2025/2027

Sem surpresas, deputados elegem nova Mesa Diretora da AL-MT sob o comando de Max Russi

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia

Sem surpresas, foi eleita nesta quarta-feira(7), a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Em sessão, com votação secreta, a solenidade marca a mudança no comando da Casa de Leis para o segundo biênio da 20ª legislatura[2025 à 2027].

A eleição da Mesa Diretora ocorreu durante sessão ordinária realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, com solenidade transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 30.1) e pela Rádio Assembleia (89,5 FM).

Com o prazo de inscrição das chapas encerrado na última segunda-feira (5), apenas uma chapa foi registrada - 'Parlamento Mais Forte'-, composta pelos deputados: Max Russi (presidente), Júlio Campos (1º vice-presidente), Gilberto Cattani (2º vice-presidente), Wilson Santos (3º vice-presidente), Dr. João (1º secretário), Paulo Araújo (2º secretário), Diego Guimarães (3° secretário), Elizeu Nascimento (4º secretário), Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).

Após cinco mandatos, Eduardo Botelho(União Brasil) - homologado no início da semana como candidato na disputa à Prefeitura de Cuiabá -, entregou o comando à Max Russi, sob a recomendação de que o colega de parlamento resolva todas as 'pendengas' mantendo a união na Casa e, sobretudo, 'cumprindo o que promete'.

“Honre sempre a palavra. O que o senhor falar: cumpra! É assim que tem que ser. As articulações têm que ser aqui nessa Casa, entre os deputados, é aqui que vive. Não podemos deixar sair nada daqui. Discute, resolve aqui dentro. Converse com seus pares. Negocie com seus pares. Não pode ir atrás de voto procurando apoio de quem não é da Assembleia. Converse, convença seu par, seu amigo, seu colega que está aqui. Parabéns, nós conseguimos unanimidade nessa votação. Parabéns. Que o senhor seja um grande presidente. Que Deus te abençoe." 

Já o novo presidente da Casa fez questão de frisar, após agradecer os deputados pela votação unânime, 24 votos, que as pautas mais importantes do Estado passam pelo Parlamento estadual. Ao se propor se tornar - enquanto presidente da Mesa -, uma espécie de 'para-raio', como forma de 'absorver, melhorar e contribuir' com os colegas e o Estado.

"Eu agradeço o apoio, a ajuda, trabalhamos juntos. Aqui ninguém ganhou. Todos ganharam. Fico muito feliz pelo parlamento. Aqui temos divergências, brigas, ideologias, cada um briga por uma região, por uma cidade, briga por um município, briga por uma causa, mas acima de tudo, todo mundo coloca o fortalecimento do parlamento em primeiro lugar. Fica minha gratidão".

A eleição seguiu o rito constitucional e as regras estabelecidas no Regimento Interno da Assembleia Legislativa. A composição da chapa vencedora agora será oficializada por meio de publicação de ato no Diário Oficial Eletrônico. 

Veja vídeo