A Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso (OAB-MT) instituiu um grupo de acompanhamento e fiscalização do sistema prisional do estado, neste sábado (25).
De acordo com a presidente da OAB-MT Gisela Cardoso, o objetivo é acompanhar as ações, ocorrências e desdobramentos relacionados ao sistema prisional, devido às últimas apreensões nas unidades prisionais, especialmente na Penitenciária Central do Estado (PCE), localizada no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.
Nessa sexta-feira (24), a Polícia Penal apreendeu 40 celulares, 18 carregadores, 10 fones de ouvido e 27 cabos de conexão.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT), além das apreensões, essas operações reforçam a disciplina, restringem a comunicação ilícita dos reeducandos com o ambiente externo e previnem crimes orquestrados de dentro dos presídios.
O grupo de fiscalização é formado pelo conselheiro estadual da OAB-MT, Rodrigo Marinho, pelos presidentes das Comissões de Direito Penal e Processo Penal, Matheus Bazzi, do Sistema Prisional, Matheus Cezar, e pelo presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Pedro Neto, sob a coordenação do vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin.