A ex-deputada federal Professora Rosa Neide (PT), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD) se reuniram virtualmente, nesta quinta-feira (23), com os 14 prefeitos de municípios atingidos pelas chuvas em Mato Grosso, que decretaram emergência. A reunião para encaminhamento de ações foi um pedido do presidente Lula ao ministro e aos petistas.
Rosa Neide informou aos prefeitos que o governo federal está à disposição para apoiar no atendimento emergencial aos municípios. O secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, citou que os prefeitos devem acessar o sistema federal para protocolar as demandas emergenciais, para atendimento das famílias atingindas pelas enchetes. O apoio será efetuado pela Defesa Civil e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A segunda fase da operação será a de reconstrução da infraestrutura danificada pelas chuvas. Novamente, os municípios precisam atualizar o cadastro de convênios junto ao governo federal para apresentarem os projetos que serão analisados, visando a liberação de recursos.
Entre os gestores presentes na reunião, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) citou as dificuldades vivenciadas pelos moradores dos bairros atingidos pelas chuvas da semana passada.
"Independentemente da posição partidária de cada gestor, o governo Lula está de portas abertas para apoiar os municípios de Mato Grosso atingidos pelas chuvas", afirmou Rosa Neide.