Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 07:40 - A | A

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 07h:40 - A | A

Solenidade

Paulo Sergio Carreira de Souza toma posse como desembargador do TJMT

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Com a experiência de 33 anos de magistratura, Paulo Sergio Carreira de Souza foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), aos 66 anos de idade. A solenidade de posse foi realizada na tarde desta terça-feira (17 de dezembro), no Plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte” (Plenário1), na sede do Palácio da Justiça, em Cuiabá. Ele assume a vaga deixada pelo desembargador Pedro Sakamoto, que se aposentou no dia 1º de novembro.

A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva. “É uma alegria e privilégio dar posse ao desembargador Paulo Sergio Carreira de Souza, uma pessoa com personalidade ímpar e vai acrescentar seriedade, sobriedade, experiência de vida e muita camaradagem ao nosso Tribunal. Que ele seja muito feliz na nossa Casa da Justiça”.

Honrando a tradição, a condução de Paulo Sergio Carreira de Souza ao centro da cerimônia de posse foi feita pelos desembargadores, Orlando de Almeida Perri, decano do Tribunal de Justiça, e Anglizey Solivan de Oliveira, recém-integrada à Corte.

Conhecido por sua discrição, Paulo Sergio Carreira de Souza foi eleito por unanimidade pelos membros do Tribunal Pleno, no dia 09 de dezembro, e ascendeu ao desembargo pelo critério de antiguidade. Em seu discurso de posse, destacou o compromisso em trabalhar para o bem-estar social e para um Judiciário que atua na defesa da democracia.

“A verdadeira justiça vai muito além dos livros e das normas. Permeia a vida das pessoas que batem as portas dos nossos tribunais em busca de solução de seus conflitos, com julgamento justo, imparcial e humanizado. Vivemos uma época de transformações rápidas, cujo papel do Judiciário nunca foi tão crucial para garantir os direitos constitucionais, defender a liberdade, proteger a democracia, assegurar que a lei seja uma ferramenta de equidade com total respeito à constituição”, defendeu o desembargador recém-empossado.

Família

Pai de Paula, Mariane, Rafael; avô de Beatriz, Gabriel, Nicolas, Elis e Apolo, o magistrado fez questão de agradecer durante a solenidade a sua companheira de vida, Lilian Cristina Carreira de Souza e lembrou com saudade da mãe (falecida) e com ternura do pai. “Eles moldaram a estrada para eu dar meus passos até chegar aqui”.

Mariane Andressa Carreira de Souza Santana, hoje com 39 anos, vivenciou parte desta jornada de 33 anos de magistratura do pai. “Sempre foi uma pessoa muito dedicada ao trabalho. Ele é o nosso maior alicerce e a nossa maior referência. O meu pai atua de acordo com a justiça. O objetivo dele é sempre levar a justiça à sociedade e, sem dúvidas, será assim como desembargador”, disse orgulhosa.

Conterrâneos de Londrina, a desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, recordou os 33 anos de magistratura de Paulo Sergio em Mato Grosso. Próxima à família, a magistrada recordou com emoção de momentos da convivência profissional e particular com o novo colega.

“Sonhar com este momento de alcançar o inatingível TJMT, uma vez que fomos destinados à antiguidade, sonhar com essa corte para nós significa o ápice da carreira. Conheço o seu esforço na magistratura, esforço físico e mental para dar o melhor. Tenho certeza de que será um grande desembargador”, declarou Vandymara em seu discurso de recepção.

Eleito presidente para o próximo biênio (2025-2026), o desembargador José Zuquim Nogueira elogiou a trajetória do desembargador Paulo Sergio. “Vejo a sua chegada com muita alegria e satisfação. Por sua experiência na magistratura sei que só virá a somar conosco”.

Com a posse, o quadro de magistrados de 2º Grau do TJMT volta a contar com os 39 membros, sendo 12 desembargadoras e 27 desembargadores.

Desembargo

No início deste novo desafio, Paulo Sergio contará com a união das experiências adquiridas em sua carreira profissional, que iniciou como policial civil até chegar à magistratura. Para o desembargador, o propósito será o mesmo, mas agora contará com a sabedoria de um colegiado.

“Quando você é juiz singular, você está lá dentro do seu gabinete, trabalhando com funcionários e procurando fazer o seu serviço. Como desembargador, você passa a viver e pensar em conjunto. Não é mais o Paulo Sergio, é a Câmara. É um modo de pensar totalmente diverso do que eu já estou acostumado. Já fui convocado durante muitos anos no Tribunal e tenho certeza que não há uma dificuldade nesse sentido”.

Participaram da solenidade de posse representantes: do Ministério Público de Mato Grosso; da Defensoria Pública do Estado; da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional MT; e da Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam-MT), além de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, advogados e advogadas.

Biografia

Natural de Londrina (PR), Paulo Sergio assumiu a magistratura como juiz substituto no dia 28 de janeiro de 1992. Foi nomeado como juiz de Direito no dia 17 de janeiro de 1994, para a Comarca de Jaciara.

Ao longo de quase 33 anos de magistratura, prestou serviços jurídicos nas comarcas de Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Diamantino, Pedra Preta, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, São José do Rio Claro, Várzea Grande e Cuiabá. Nesta última, estava como titular da 1ª Vara Especializada de Direito Bancário, desde 2003.