Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 25 de Julho de 2024, 09:52 - A | A

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024, 09h:52 - A | A

APÓS INCÊNDIO

Mendes garante linha de crédito para lojistas mas descarta recurso para reconstruir Shopping

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

O governador Mauro Mendes (UB) voltou a garantir linhas de créditos aos lojistas que perderam suas mercadorias no incêndio, que destruiu o Shopping Popular na semana passada.

O comentário ocorreu na terça-feira (24) durante lançamento do programa Vigia Mais Motorista.

“Nós temos que atender um clamor social. A Desenvolve está preparando uma linha [de crédito]. Nós vamos [ajudar], já disse isso inicialmente. Agora, não pode, no clamor de algo que é muito triste e lamentável, sair tomando decisões e torrando dinheiro público. Mas nós estamos lá para finalizar uma linha para apoiar os empreendedores”, disse.

Mendes descartou auxílio para a reconstrução da estrutura destruída pelo fogo por se tratar de um espaço mercadologicamente privado.

“Aquilo ali, todo mundo sabe que é uma atividade empresarial privada. Alguém alugava aquilo, alguém ganhava dinheiro com aquilo. Alguém arrendou aquele estacionamento e estava ganhando dinheiro. Então não pode o poder público ir lá agora, socorrer quem, no exercício da profissão, ganhava dinheiro”, disse.

“O prédio, quem construiu, quem alugava, não tomou algumas providências que deveriam ser tomadas, já existia a determinação de colocar splinter ali, não foi atendido, então nós precisamos tratar isso com um pouco mais de cautela”, acrescentou.

Nesta terça, a Prefeitura de Cuiabá anunciou a criação de uma linha de crédito adicional exclusiva no valor de  R$10 milhões para auxiliar na retomada das atividades dos camelôs vitimados. O Crédito Popular oferecerá suporte financeiro de até R$25 mil aos aproximadamente 600 permissionários do Shopping Popular.

O decreto autorizando a abertura do crédito será assinado ainda esta semana e, a partir da próxima segunda-feira (29), os camelôs poderão iniciar o processo de solicitação de empréstimo.