Há quatro meses da realização do pleito eleitoral, o coordenador de Propaganda, juiz Paulo Sodré, participou de uma rodada de entrevistas na TV do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), onde explicou as regras para candidatos aos cargos majoritários e proporcionais, e principalmente para os eleitores.
Na ocasião, o magistrado debateu sobre vários assuntos relacionados as modificações na Legislação Eleitoral. As alterações foram promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (STE), que é o maior órgão fiscalizador em território nacional. (Confira a entrevista completa no vídeo abaixo)
“Desde 2016 houve um ‘curtamento’ da propaganda eleitoral que hoje vai dar em torno de 45 dias. Então para se compensar, o legislador se flexibilizou e compensou, criando uma espécie de pré-campanha. Só que nessa pré-campanha não pode tudo, eu diria que pode o mínimo”, disse Sodré em um trecho da entrevista.
As eleições de 2018 acontecem no próximo dia 7 de outubro. No entanto, foi estabelecido pelo TSE que somente será permitida propaganda direta, entre dia 20 de julho a 5 de agosto, onde os candidatos estarão sujeitos a disputar o primeiro e segundo turno. Neste ano, serão cargos para governadores, senadores federais, estaduais e distritais.
Confira a íntegra da entrevista