Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024, 17:16 - A | A

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024, 17h:16 - A | A

Ações

Jayme Campos cobra Governo e Ministério da Saúde autoriza Medicina no Araguaia

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Atendendo a uma antiga reivindicação da população do Vale do Araguaia, o senador Jayme Campos (União-MT) se reuniu, nesta quarta-feira (4), com o ministro de Relações Institucionais da presidência da República, Alexandre Padilha, para defender a implantação do curso de Medicina em Barra do Garças. A reunião foi mais uma do senador em defesa da instalação do curso na região: em janeiro ele foi ao Ministério da Educação (MEC) junto do governador Mauro Mendes para tratar do tema.

“Foi um encontro produtivo! Saímos com a notícia de que hoje mesmo [ontem] o Ministério da Saúde autorizou a abertura do curso e encaminhou o pedido para análise final do MEC, portanto conquistamos mais um passo neste que é um sonho antigo de toda população do Vale do Araguaia”, afirmou. O reitor do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), Marcelo Soler, também acompanhou a reunião.

Segundo Jayme, a medida vai representar um salto de qualidade no ensino superior da região e vai ao encontro da política de interiorização dos cursos de graduação no país. A autorização do curso de Medicina em Barra do Garças, segundo ele, faz justiça com uma das regiões que se tornaram uma realidade em desenvolvimento econômico e social.

“É muito importante termos condições de oferecer aos nossos alunos a possibilidade de cursarem a graduação sem que tenham que se deslocar para outras cidades e tenho certeza de que, no futuro, veremos os resultados positivos desta medida”, disse. O curso de medicina mais próximo de Bara do Garças fica a mais de 400 quilômetros de distância.

Segundo Soler, a expectativa é que sejam abertas 49 vagas para o curso de medicina da UNIVAR, que já conta com 18 cursos de nível superior, sendo nove na área da saúde. “Já temos a estrutura da graduação em medicina toda preparada e estamos aptos a inaugurar o curso tão logo a autorização seja concedida em definitivo e o vestibular seja realizado. Sem dúvida demos mais um passo no nosso objetivo”, comemorou.