Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 17:14 - A | A

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 17h:14 - A | A

VEJA VÍDEO

Gisela se solidariza com famílias atingidas por chuvas em MT e pode buscar ajuda em Brasília

Jéssica Nunes/ O Bom da Notícia

Em vídeo postado em suas redes sociais nesta quarta-feira(15), a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) prestou solidariedade às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas que vêm ocorrendo nestes últimos dias em diversas cidades de Mato Grosso, principalmente em municípios mais a oeste do Estado.

"Minha solidariedade a todas as famílias que de alguma forma estão sofrendo com as fortes chuvas, tanto na capital quanto no interior do Estado. É um momento de união e de cuidados. É muito importante a cautela de todos, pois a tendência é que as chuvas continuem. Conte com nosso apoio na luta para minimizar a dor e os prejuízos causados à centenas de famílias mato-grossenses. Estamos juntos", disse.

A parlamentar ainda comentou que tem acompanhado as ações ininterruptas coordenadas pelo governador Mauro Mendes (UB), ao não descartar a possibilidade de recorrer ao Governo Federal se for necessário.

"Estamos vivendo um momento de calamidade no Estado de Mato Grosso. Logo que fomos acionados, fizemos contato com o Governo do Estado. Como já é de conhecimento público, através do governador Mauro Mendes estão sendo realizadas várias ações, com várias frentes nos locais mais afetados. Com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e também da Assistência Social. Estamos atentos a tudo que está ocorrendo e participando também de campanhas para arrecadar o que for necessário para minimizar os prejuízos. Também estamos aqui à postos. E caso seja necessário estaremos prontos para acionar o governo federal".

E ao reiterar suas recomendações de cautela à população, a deputada apontou previsões meteorológicas de que há acumulados de chuvas para o período entre 10 e 25 de janeiro, e que os volumes continuarão elevados em todo o Estado.

"É muito importante cautela pois os indícios são que as chuvas não vão parar, então toda cautela é pouca nesse momento. Conte com nosso apoio na luta para tentar minimizar a dor e os prejuízos que as chuvas têm causado à tantas famílias mato-grossense. Estamos juntos", disse.

A parlamentar também postou algumas dicas para a população se proteger durante os fortes temporais. “Por favor: evite atravessar áreas alagadas; desconecte aparelhos eletrônicos durante tempestades; mantenha contato com os órgãos de defesa civil em caso de emergência. E se possível, busque abrigo em locais seguros, evitando áreas de risco”.

Conforme levantamento da Defesa Civil junto aos municípios, quase 200 famílias foram atingidas pelas chuvas. Em torno de 155 em Rio Branco, 15 em Salto do Céu, além de outros municípios a oeste de Mato Grosso.

Ainda por meio da Defesa Civil estão sendo entregues 120 kits dormitório (como travesseiro, lençol e fronha), 120 colchões, 100 caixas de água e 1,5t de roupas. Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) também fará a entrega de kits de alimentos e de higiene.

Segundo os meteorologistas, o principal fator que favorece as chuvas volumosas no Mato Grosso é a formação de canais de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil. A combinação do calor intenso no estado com a alta umidade da região Norte intensifica as precipitações de maneira significativa.

Veja aqui o vídeo