O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) está atuando junto aos órgãos de controle para planejar ações que minimizem os problemas existentes na Saúde de Cuiabá, Várzea Grande e de Mato Grosso. A participação da autarquia foi definida durante reunião realizada nesta segunda-feira (16.12), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com a presença de diversas autoridades. A audiência foi convocada pelo desembargador Orlando de Almeida Perri, responsável pela ação que resultou na intervenção da Saúde da capital.
No encontro, o CRM-MT foi representado pelo 1º vice-presidente, Adriano Pinho. À frente também da Comissão de Saúde Pública da autarquia, ele destacou o trabalho realizado ao longo do ano, com visitas e inspeções às unidades de Cuiabá e Várzea Grande, além de um diálogo permanente, tanto com o Tribunal de Justiça quanto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
“Estamos atuando junto às Câmaras Técnicas dos Tribunais de Contas e de Justiça, participando do levantamento e diagnóstico da Saúde em Cuiabá, Várzea Grande e Mato Grosso. Com o nosso trabalho, enquanto conselho regional, tenho a certeza de que vamos somar com estes entes no planejamento das ações, importantes para assegurar o atendimento adequado à população”, destacou Pinho.
Participaram da reunião o atual e o prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e Abílio Brunini, respectivamente, o atual e a futura prefeita de Várzea Grande, Kalil Baracat e Flávia Moretti, o governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo de Almeida, além de deputados, promotores, auditores e representantes de hospitais públicos e filantrópicos.
Perri afirmou que, na semana passada, visitou os principais hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande e viu “com os próprios olhos” a realidade vivida pelos pacientes. Ao lembrar que a intervenção na Saúde é um processo contínuo, o desembargador determinou que o TCE-MT realize mesas técnicas com ambos os municípios, para dar continuidade às conversas que precisam ser feitas para dar encaminhamento aos trabalhos.