O sensei José Humberto de Souza, esteve em Bogotá, Colômbia, na semana passada, representando a Associação Centro América de Karatê Shotokan para ministrar para diversos públicos, em especial o 8°Seminário Técnico Internacional de fundamentos do Karatê-Dô Tradicional para passar seus conhecimentos e compartilhar sua experiência com os karatecas colombianos.
Para o sensei José Humberto é muito engrandecedor poder levar os ensinamentos aprendidos com inúmeros mestres de Karatê, como Shihan Nishyiama:
"É uma honra...Foi muito interessante estar aqui pela oitava vez, estive com grupos de faixa preta da liga colombiana de Karatê, em uma escola destinada para vítimas do narcotráfico e guerrilhas onde acontece um projeto de karatê ressocializador, e dei exame de faixa para meus alunos online. Então foi uma experiência muito engrandecedora, fantástica. Karatê o dia todo!"' relatou o Sensei José Humberto.
O sensei Rodrigo Delgado conta que desde 2015 (exceto 2020 e 2021 devido a Pandemia), o sensei José Humberto visita a Colômbia com o objetivo de colocar à disposição da comunidade seu conhecimento e experiência relacionados à prática do Karatê-Dô e sua aplicação como um veículo de treinamento:
“Este ano o sensei JHS nos visita pela oitava vez, sendo, como em todos os anteriores, uma grande experiência não só pelos aspectos técnicos do Karatê-Dô que domina, mas também pela oportunidade de partilhar este espaço-tempo com um grande ser humano disposto a compartilhar sua vasta experiência e ajudar no meu desenvolvimento pessoal. Do ponto de vista técnico, cada seminário é uma experiência valiosa para aprender novos aspectos, aprimorar o que se conhece, consolidar o que foi aprendido e aproveitar o caminho avançado.” relatou o Sensei Rodrigo.
O sensei Rodrigo dirige na cidade vizinha a Bogotá um programa social voltado para crianças e adolescentes (NNA), sendo o Karatê-Dô uma alternativa de aproveitamento do tempo livre e um mecanismo de prevenção à criminalidade e ao vício em drogas. O programa atende a população que mora nos bairros do entorno. Hoje, pouco mais de 100 crianças e adolescentes fazem parte do programa, frequentando pelo menos duas aulas por semana. Três instrutores e quatro monitores/assistentes são responsáveis pelo processo.
O objetivo do programa é apoiar processos educativos com ênfase na construção de uma cultura cívica baseada em valores como respeito, solidariedade, tolerância e empatia.
Segundo a Lyda M. Lozano, a psiquiatra da Federação Colombiana de Karatê-Dô, receber o sensei foi ótimo:
“O sensei é um homem caloroso, sua simplicidade e humildade surpreendem e sua capacidade de transmitir conhecimento é muito valiosa. Faz o complexo parecer simples. Compartilhamos momentos muito agradáveis com ele.”, finalizou Lydia.