Terça-feira, 29 de Abril de 2025

ESPORTES Sexta-feira, 19 de Maio de 2023, 16:37 - A | A

Sexta-feira, 19 de Maio de 2023, 16h:37 - A | A

CATEGORIA

Piloto cuiabano avança para 2ª etapa da Fórmula Delta e busca melhores posições

Esta, que é a categoria base de carros monopostos, é considerada essencial na formação profissional de jovens

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O jovem piloto cuiabano Guilherme Favarete, 14 anos, segue firme em sua preparação para a 2ª etapa da Fórmula Delta, que ocorre nos dias 20 e 21 de maio, no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Esta, que é a categoria base de carros monopostos, é considerada essencial na formação de jovens profissionais e serve como “porta de entrada” para a famosa Fórmula 1.

A estreia de Guilherme Favarete na Fórmula Delta ocorreu nos dias 15 e 16 abril, em duas corridas bastante desafiadoras. Na primeira, o jovem sofreu um dano no veículo em que pilotava que acabou o impossibilitando de continuar na disputa. Já na segunda, ele acabou em 11ª colocação e demonstrou evolução e domínio do novo carro, finalizando toda a prova.

Agora, para a 2ª etapa, Favarete diz estar bastante confiante e pronto para alcançar colocações mais competitivas. “A Fórmula Delta é totalmente diferente do kart, então, tem sido uma aprendizagem e adaptação muito grande. Tive alguns desafios com o meu carro na primeira etapa, mas estou bastante confiante para esta segunda etapa e pronto para mostrar toda minha evolução”.

O pai do piloto, Dalter Favarete, afirma estar bastante orgulhoso do empenho do filho e destaca importância da rede de apoio para que o jovem possa seguir no caminho do automobilismo. “Sabemos do potencial dele e a garra que ele tem para enfrentar os novos desafios. Da nossa parte, ele tem uma rede de apoio firme, com a família e os treinadores, para que possa se destacar cada vez mais”.

Dalter fala ainda sobre a importância de que eventuais patrocinadores apoiem a carreira do jovem. “Somos gratos aos patrocinadores que já estão conosco, eles são  essenciais para que o Guilherme possa estar se destacando hoje. Mas precisamos de cada vez mais apoio, pois os custos aumentam, na Fórmula Delta, são outras necessidades”, reforçou.

Histórico

Apesar de muito jovem, Favarete já passou metade da sua vida conduzindo na ponta dos dedos a sua trajetória no automobilismo brasileiro. O primeiro contato com a alta velocidade nas pistas foi ainda aos sete anos e, desde então, ele não parou de colecionar competições e títulos em busca de consolidar uma trajetória que o conduzisse aos mais altos postos das competições profissionais.

Com apenas oito anos, Guilherme ganhou um kart para chamar de seu e, ao longo dos anos, o prazer pelas corridas começou a render títulos. Ele ganhou o mato-grossense em 2018 e 2019. Em 2018 também foi campeão da Copa São Paulo Light Kart e diversos outros. Por último, o maior título da carreira até o momento, venceu o campeonato nacional de Kart em sua categoria.