O Grêmio entrou em campo na tarde desta quinta-feira, no Estádio Serejão, em Taguatinga-DF, para enfrentar o Brasiliense, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Com a vantagem de 2 a 0 construída no jogo de ida, na Arena, o Tricolor empatou em zero a zero com os donos da casa e alcançou a classificação às oitavas de final da competição.
Os primeiros instantes foram de disputados, principalmente no meio-campo. Mas aos 7 minutos de jogo, Léo Chú saiu em velocidade para o ataque, pela esquerda, tabelou com Ricardinho e tentou a finalização, mas Sandy conseguiu cortar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Jean Pyerre ergueu no meio da área, mas a defesa afastou.
O Brasiliense respondeu com Luquinhas, que recebeu na esquerda e arrematou para o gol da risca da grande área. A bola quicou no gramado ainda antes de Paulo Victor defender, com 10’ jogados.
Cinco minutos depois, Vanderson recebeu na direita e tentou um cruzamento no primeiro poste, buscando Ricardinho, mas a marcação cortou pela linha de fundo. Em resposta, aos 23’, Zé Love tentou um cruzamento, mas pegou mal na bola e ela subiu demais.
Passados 35 minutos, foi a vez de Lídio arriscar de longe, mandando uma bomba, mas a bola passou por sobre a meta defendida por Paulo Victor. Já o Tricolor respondeu na sequência, com Lucas Silva, que desceu pela direita e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Na reta final, aos 44’, Jean Pyerre abriu para Vanderson na direita, que cruzou na marca penal, mas a zaga brasiliense fez o corte.
A primeira chance clara de gol saiu nos acréscimos e dos donos da casa, com uma finalização de dentro da pequena área. Paulo Victor conseguiu boa defesa.
O Grêmio voltou a campo com duas mudanças: saíram Léo Chú e Ricardinho, para a entrada de Ferreira e Diego Souza.
Logo nos primeiros instantes do segundo tempo, Diego Souza recebia uma bola na pequena área, mas a defesa conseguiu levar a melhor e impedir o que seria o primeiro gol tricolor. Aos 2’, outra chance em cobrança de escanteio. O cruzamento foi feito na área, Ferreira desviou de cabeça, mas a bola bateu na zaga.
Outra oportunidade gremista saiu em bola parada, com uma falta da intermediária, pela meia direita. Jean Pyerre cruzou na área, mas mandou muito alto e forte, se perdendo pela linha de fundo, com 5’ jogados.
Os donos da casa ameaçaram aos 9’, quando depois da zaga gremista afastar um cruzamento, a sobra ficou com Sandy, que chutou de fora da área. Paulo Victor defendeu. Em resposta, o Grêmio tentou com um cruzamento de Cortez na área, mas Sucuri se antecipou e saiu do gol para defender.
O Brasiliense assustou com Luquinhas, que pegou de primeira o cruzamento de Zé Love e chutou, mandando pra fora.
A chance mais clara de gol do Tricolor saiu pela direita, com Diego Souza, que cruzou no segundo poste para Ferreira cabecear no contrapé do goleiro Sucuri, mas a bola passou à esquerda do gol, aos 14’ jogados.
Aos 21’, o técnico Tiago Nunes fez sua terceira alteração: Tirou Jean Pyerre e colocou Luiz Fernando.
O Grêmio chegou aos 25’, com Ferreira na esquerda, que puxou pro meio e bateu, mas pra fora.
Com 31’ jogados, os donos da casa tiveram um jogador expulso, Zotti. No mesmo minuto, outra alteração no time tricolor: Maicon entrou no lugar de Lucas Silva.
Os gremistas ameaçaram aos 33’, quando Ferreira arriscou um chute, mandando uma bomba no travessão. Por detalhe não saiu o gol.
Passados 40’, Vanderson levou a melhor no meio-campo, saiu em velocidade e tentou passar pela marcação, mas foi barrado.
A última troca foi feita: Victor Bobsin entrou no lugar de Jhonata Robert.
Nos acréscimos, o Tricolor teve uma boa oportunidade em falta, próxima a grande área. Diego Souza bateu, mas carimbou a barreira.
Com o resultado, Grêmio classifica à próxima fase da competição. As oitavas de final da Copa do Brasil. O sorteio ainda não tem data definida.
Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA