Várzea Grande vai receber nesta sexta-feira, dia 28, da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), o repasse de 6.200 doses da vacina contra a influenza, que neste primeiro momento, irá tender aos grupos prioritários: gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
“Já elaboramos todas as estratégias para a vacinação. Vamos na segunda-feira fazer a contagem dos lotes que serão destinadas a cada unidade de saúde e, no dia 1º de abril será aberta a vacinação em todos os postos de atendimento à saúde de Várzea Grande”, informou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira.
A influenza é causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos. Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1).
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, ressalta a importância da vacinação, uma vez que os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até mesmo ao levar ao óbito. “A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.
Deisi destacou ainda que para assegurar a cobertura vacinal de 90% dos grupos de alto risco é necessário que gestantes, idosos e os pais de menores de 5 anos procurem as unidades de saúde para a imunização. “Temos que nos precaver para o período sazonal onde os vírus respiratórios circulam com maior incidência, para evitarmos agravos e óbitos. Temos limitação de leitos hospitalares e a prevenção será sempre o melhor remédio”, alertou a secretária.
A vacinação contra influenza envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das secretarias estaduais de saúde (SES) e municipais de saúde (SMS), sendo necessário integrar a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde.