Segunda-feira, 31 de Março de 2025

CIDADES Terça-feira, 25 de Março de 2025, 09:05 - A | A

Terça-feira, 25 de Março de 2025, 09h:05 - A | A

INVESTIMENTO EM VACINAÇÃO

Imuniza Mais MT resulta no aumento da cobertura vacinal infantil no estado

O Bom da Notícia/com assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) identificou que houve um aumento na cobertura vacinal do Calendário Básico da Criança no período de 2020 a 2024, a partir de investimentos realizados pelo programa Imuniza Mais MT, que foram destinados à imunização.

O programa foi desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso com o objetivo de incentivar e fortalecer as ações de imunização no estado. Por meio de premiações, os 142 municípios do estado são incentivados a manterem altos níveis de imunização.

A vacinação infantil tem um papel crucial na imunização e na proteção de crianças e adultos, visto que a maioria das imunizações são feitas quando criança.Considerando o período de 2020 a 2024, as vacinas que mais registraram aumento foram a Varicela, com aumento de 34,6%; a Penta Valente, com aumento de 18,42%; a BCG, com o aumento de 16% e a Tríplice Viral, com aumento de 14,58%.

Seguida da Poliomielite, com aumento de 10,55%; da Hepatite A, com aumento de 9,91%%; Rota Vírus, com aumento de 9,76%; da Meningocócica C, com aumento de 6,20%; da Pneumocócica 10-valente, com aumento de 5,20% e da Febre Amarela, com aumento de 1,64%.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o desempenho positivo que o programa Imuniza Mais MT.

“É de suma importância garantirmos que as crianças tenham acesso à vacinação contra as doenças imunopreveníveis. E, através do programa Imuniza Mais MT, o Estado tem conseguido garantir altos índices de imunização infantil. Além disso, o programa incentiva e reconhece as boas práticas através da premiação”, destacou.

Premiações do programa Imuniza Mais MTO Imuniza Mais MT já premiou 49 municípios entre os anos de 2021 e 2024, totalizando R$ 13.345.000,00. Na última quinta-feira (20.3), mais 31 municípios foram premiados pelo bom desempenho em imunizações, e ao todo, receberam R$ 6,4 milhões em prêmios.

Nesta última etapa, foi avaliada a performance de 10 imunizantes do calendário infantil. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, comentou sobre o aumento significativo que o estado obteve na vacinação.

 “Os dados são resultados de incentivos feitos através do programa para que mais crianças tenham acesso às principais vacinas, evitando o surgimento de doenças. Por isso, o Imuniza Mais MT investe em insumos, consultorias, capacitações, equipamentos, infraestrutura e logística, para garantir que os cidadãos tenham acesso a saúde de qualidade”, concluiu.