Para promover a transformação social por meio da sustentabilidade, o Pantanal Shopping lança nesta quarta-feira (26) mais uma edição do projeto Ibiacy PAN. Desta vez, a iniciativa chega à Escola Estadual Manoel Gomes, localizada no bairro da Manga, em Várzea Grande, marcando o início de uma nova etapa.
O objetivo principal é ensinar aos alunos, na prática, mais sobre educação ambiental com a criação de uma horta orgânica. No espaço, serão cultivadas ervas, hortaliças e temperos de maneira natural, sem o uso de produtos químicos, incentivando ações sustentáveis e beneficiando não apenas os estudantes, mas também a comunidade local como um todo.
Samir Nassarden, gerente de operações do Pantanal Shopping, destaca que o projeto foi atualizado de acordo com as mais recentes diretrizes de sustentabilidade. Além do aprendizado sobre cultivo e manejo da terra, os alunos também receberão orientações sobre alimentação saudável e economia circular.
“Queremos levar o impacto positivo do Pantanal Shopping para além de nossas portas, incentivando práticas sustentáveis nas escolas e no cotidiano das famílias. Além disso, os alimentos cultivados poderão ser utilizados no preparo das refeições, seguindo protocolos ecológicos e reforçando a importância da responsabilidade socioambiental”, explicou Nassarden.
Além disso, serão ministradas oficinas temáticas sobre cuidado e preservação do meio ambiente, desde as fases iniciais até a colheita dos frutos. Todo o adubo necessário para a subsistência da horta será fornecido pelo shopping, proveniente da conversão dos resíduos orgânicos gerados em suas operações.
César Moraes, superintendente do shopping, reforça o compromisso da instituição com a preservação ambiental. Ele destaca que o estabelecimento já conquistou reconhecimentos importantes nessa área, por meio de ações sustentáveis em diversas frentes.
“Nosso objetivo é compartilhar com a comunidade o que praticamos aqui dentro do Pantanal Shopping, ajudando escolas e instituições públicas. Já recebemos alunos da Escola Manoel Gomes em nossa horta, e agora é a nossa vez de levar essa experiência até eles. Queremos mostrar que é possível fazer a diferença, começando dentro de casa e ampliando esse impacto para toda a sociedade”, afirmou Moraes.